A Amazon lançou o Rufus, um assistente de compras alimentado com inteligência artificial generativa. A ferramenta foi treinada com base em dados do catálogo de produtos, avaliações de clientes, perguntas e respostas da comunidade, além de informações obtidas na web.
Seu propósito principal é responder de maneira contextualizada às perguntas dos clientes ao longo de sua jornada de compra, desde o início até dúvidas mais específicas. O chatbot foi disponibilizado em versão beta para alguns clientes nos Estados Unidos, com o objetivo de aprimorar a experiência de compra no marketplace. Nas próximas semanas, a ferramenta será lançada para todos os clientes do país.
Além de fornecer informações sobre produtos, o Rufus é capaz de realizar comparações entre itens e fazer recomendações, respondendo a consultas como “Quais são os bons presentes para o Dia dos Namorados?” ou “Quais são os melhores brinquedos de dinossauros para uma criança de cinco anos?”. Após a resposta inicial, os clientes podem continuar a explorar resultados mais refinados.
O chatbot também se destaca ao esclarecer detalhes específicos sobre os produtos, como diferenças entre brilho e óleo labial. Assim, proporcionando aos clientes uma compreensão mais aprofundada para tomar decisões de compra mais informadas. Além disso, o Rufus pode responder a perguntas práticas, como “esse produto é lavável à máquina?”.
A iniciativa reforça a estratégia da Amazon em consolidar sua presença na corrida pela inteligência artificial. No ano anterior, a empresa apresentou o Q, um chatbot corporativo voltado para clientes empresariais. Agora, com o Rufus, a Amazon busca ampliar sua interface de IA para um público mais amplo, focando nos clientes do setor varejista.
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