Amazon Prime Day 2023: livros e kindle unlimited são destaques e geram sentimento positivo do público nas redes sociais

O Buzz monitorou a repercussão sobre o evento de descontos da Amazon, que aconteceu no Brasil nos dias 11 e 12 de julho.

O Amazon Prime Day 2023 entrou nos Trending Topics do Twitter nesta terça (11) e quarta (12) devido ao festival de promoções. Os produtos de destaque mais comentados na rede social foram “Livros” e “Kindle”. O evento anual oferece descontos exclusivos para assinantes do Amazon Prime, serviço de assinatura da empresa. 

A data gerou grande repercussão nas redes sociais e O Buzz monitorou o tema no Brasil durante 20 horas entre os dois dias de evento, através da Buzzmonitor. Nesse período, foram coletadas 59.267 publicações com os termos “Amazon Prime Day”, “Prime Day”, “Primeday”, “Amazon Prime”, “PrimeDay2023”, “PrimeDay 2023” e “Prime Day 2023”.  O sentimento majoritário do público sobre o Prime Day foi positivo (86,7%). 

Gráfico de sentimento sobre o Amazon Prime Day 2023.
Opinião do público sobre a Prime Day foi positiva no Twitter. (Imagem: Reprodução/Buzzmonitor)

Entre os temas mais citados em conjunto com os termos de busca estão: Oferta/Ofertas, Livros e Grátis. O último termo faz referência a condições especiais oferecidas no Prime Day: frete grátis, novas assinaturas com um mês gratuito e, sobretudo, três meses grátis de Kindle Unlimited (serviço de ebooks), que a empresa ofereceu. 

Gráfico de termos mais comentados durante o Amazon Prime Day 2023.

Termos mais comentados durante Prime Day. (Imagem: Reprodução/Buzzmonitor)Além do destaque para os termos “Prime Day”, o nome da empresa, “Amazon”, foi mencionado 23.164 vezes. “Oferta” foi usado 19.779 vezes. Já “Livros”, teve 14.022 citações. 

Entre os livros, os boxes de “Senhor dos anéis” e “Percy Jackson e os Olimpianos” se destacaram. Além disso, o equipamento “Echo dot” também aparece entre os itens de consumo mais citados. 

Relação entre temas no Amazon Prime Day. (Imagem: Reprodução/Buzzmonitor)

Uma característica interessante é que diversas postagens foram marcadas por sorteios, gerando uma imensa repercussão e posicionando termos como “Regras”, “Sorteio”, “Cupom” e “Resultado” entre os mais comentados. 

Considerando que a principal regra desses sorteios era o retweet da postagem original, o alto número de RT entre os posts coletados aponta para a grande interação do público com o tema, a fim de garantir a participação nos sorteios. 

Nesses casos, apesar de gerar engajamento para o Prime Day, os posts não tinham relação direta com a Amazon. Do total de publicações coletadas, 22.444 citavam o termo “RT” (retweet), o equivalente a 37,87%.

Perfil fazendo sorteio com prêmios do Amazon Prime Day 2023.
Diversos perfis fizeram sorteios durante o Amazon Prime Day. (Imagem: Reprodução/Twitter)

Entre as hashtags mais utilizadas pelo público, “#Primeday”, “#PrimeDay” e “#PRIMEDAY” ocupam os primeiros lugares, seguidas por “#Amazon”, “#Livroscompromonaprimeday” e “#Amazonprimeday”. 

Quanto ao perfil dos consumidores, 66,6% do público que falou sobre o tema é feminino, enquanto 33,4% é masculino. Os estados com os maiores números de usuários são do sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro, seguidos por dois estados nordestinos: Bahia e Fortaleza.

Usuário do Twitter comemora compra feita durante o Amazon Prime Day 2023.
Usuários comemoram compras durante o Prime Day. (Imagem: Reprodução/Twitter)

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