O Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12), é sempre uma data muito trabalhada pelas empresas nas redes sociais. Este ano, as marcas apostaram em promoções, cupons para solteiros e memes para chamar a atenção do público. Mercado Livre, TV Globo e Magazine Luiza foram algumas das marcas que se destacaram em engajamento.
Os dados são da Elife Brasil, que realizou uma análise com sua Inteligência Artificial Insights Pills, para identificar os temas mais debatidos pelo público sobre o Dia dos Namorados nas redes sociais.
O estudo considerou uma amostra de 17.385 posts realizados entre os dias 3 e 10 de junho no Instagram, Twitter e Facebook. A análise revelou que o sentimento sobre a data foi 95,1% positivo. Apenas 2,39% dos posts tinham teor negativo e 2,51% neutro, sendo esses últimos compostos principalmente por posts de veículos midiáticos.
Posts que mais engajaram no Dia dos Namorados
Mercado Livre e Manu Gavassi
Uma das iniciativas mais destacadas foi a colaboração do Mercado Livre com a influenciadora Manu Gavassi, trazendo de volta o quadro “Manu Guru do Amor”. Nesse quadro, Manu respondia perguntas amorosas de forma humorada e dava dicas de presentes do Mercado Livre, criando um engajamento significativo.
Ele voltou! O mais temido! “Manu Guru do Amor” no Dia dos Namorados com @MercadoLivre 💛
Aqui respondemos as suas dúvidas amorosas, além de dicas de presentes que você só encontra no Mercado Livre 😎 Se a sua vida amorosa é calminha ou um caos absoluto, saiba que eu tô sempre… pic.twitter.com/UDSS2u8LcY— Manu Gavassi (@manugavassi) June 5, 2024
Programação Especial da TV Globo
No último fim de semana (9 e 10), a TV Globo também se destacou com uma programação especial para o Dia dos Namorados. Quadros temáticos no “Altas Horas” e no “Domingão do Huck” geraram conversa entre o público e contribuíram para a celebração da data.
O #AltasHoras de hoje já chega no clima de amor reunindo casais apaixonados na edição de Dia dos Namorados! Olha só alguns dos convidados especiais dessa noite ❤️ pic.twitter.com/IFyDLZZ4jY
— TV Globo 📺 (@tvglobo) June 9, 2024
Já estamos em clima do dia dos namorados aqui, viu? 👩❤️💋👨 #Domingão pic.twitter.com/ZRT95wDmvy
— TV Globo 📺 (@tvglobo) June 9, 2024
Sorteios e promoções chamam atenção do público
Desde experiências românticas até promoções tentadoras em produtos populares como eletrônicos e acessórios, as marcas buscaram captar a atenção dos consumidores. Uma marca que se destacou foi a Magazine Luiza, que inverteu o sentido da data e distribuiu cupons de desconto para pessoas solteiras.
Além disso, sorteios de prêmios como jantares românticos e cestas personalizadas não apenas aumentaram o engajamento nas redes sociais, mas também criaram uma expectativa positiva em torno da data. Houve também um esforço em apoiar o comércio local, incentivando os consumidores a valorizarem produtos e serviços oferecidos por comerciantes pequenos durante esta celebração especial.
Confira posts positivos do público:
O presente perfeito de dia dos namorados não exis………………… pic.twitter.com/ttqnzegxc0
— Vini Rubro-negro (@vinirubronegro_) June 12, 2024
Dia dos Namorados exige um belo jantar e quando se trata de gastronomia, o Polo Gastronômico do Parque União é referência.
Os casais apaixonados lotaram os restaurantes para celebrarem o amor! ♥️ pic.twitter.com/GP49yPnT5o
— P.u/parque união (@ParqueuniaoPu) June 13, 2024
comprei um vestido lindo para usar no jantar de dia dos namorados, muito chic pic.twitter.com/Q5GXOrozih
— gi (@_gigiggg) June 10, 2024
Dia dos namorados é tão legal, as redes sociais ficam cheias de amor, foto fofa de casal, casal novo, casal de anos, texto fofo, surpresas, até o marketing das lojas é legal, as promoções, os filmes de romance pra rever, é um dia bonito, tirando o povo mal amando
— x-tudinho (@emillysouzaz) June 13, 2024
já q as lojas de roupa tá tendo promoção do dia dos namorados, vou me presentear já que não tenho namorado
— agda (@agathasousax) June 7, 2024
Problemas com ofertas e golpes frustram consumidores
Por outro lado, entre os posts negativos, diversas pessoas apontaram problemas com promoções, como dificuldades na finalização de compras online e produtos esgotados nas lojas físicas, geraram frustração entre os consumidores. Outro ponto de descontentamento apontado pela análise foram as propagandas invasivas, que bombardearam os usuários com notificações indesejadas de bancos e empresas, irritando aqueles que não desejavam ser lembrados da data.
Muitos usuários também expressaram sentimentos de exclusão e solidão, destacando a tristeza de passar o Dia dos Namorados sem um parceiro. Além disso, houveram críticas à cobertura midiática na data, com diversas pessoas apontando erros sobre inflação e vendas no varejo em reportagens televisivas, o que gerou descredibilidade com o público.
Veja posts negativos sobre a data:
Datas comemorativas são usadas por criminosos para dar golpes; entenda como golpe dos dia dos namorados pode lesar possíveis vítimas pic.twitter.com/qyczJQ2u5P
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) June 11, 2024
Tá aí um golpe que eu não caio: dia dos namorados. Tudo caro, tudo cheio, tudo brega, dia de semana…
— Pati Figueiredo (@_patriciafb) June 5, 2024
eu no dia dos namorados me imaginando num cenário fictício onde eu namoro e não só estou sozinho no meu quarto pic.twitter.com/N9IiIlaoJD
— Tiago (@tiagoyesterr) June 11, 2024
“O próximo exercício é não passar o dia dos namorados sozinho de novo”
Eu: pic.twitter.com/rgvTcg1qoi
— dimi (@dimitrisanders_) June 11, 2024
é sério que vcs ligam pra dia dos namorados? Quero que se foda msm, sou mtt melhor sozinho pic.twitter.com/6fksOgRFaM
— be (@selenavul) June 12, 2024
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