Produção mais aguardada do cinema em 2023, o filme Barbie gerou 605 mil menções nas redes sociais durante as primeiras 24h após o lançamento. O live-action da boneca da Mattel, que já vinha repercutindo há meses nas redes sociais, estreou mundialmente nesta quinta (20) e também emplacou 11 termos nos Trending Topics do Twitter no Brasil ao longo do dia.
Para acompanhar toda a repercussão e o comportamento do público em torno do lançamento do filme, O Buzz monitorou o termo “Barbie” durante as primeiras 24h após o lançamento no Twitter, Instagram, Facebook e News. O monitoramento de social listening foi feito das 0h às 23h59 do dia 20/07, através da plataforma Buzzmonitor. Confira todos os dados por trás da estreia do live-action.
A repercussão de Barbie
O filme da Barbie gerou ansiedade no público durante meses. Mas será que ele supriu as expectativas do público?
No período citado, o termo “Barbie” teve 604.596 menções nas redes sociais. Durante as primeiras horas da estreia, o twitter foi inundado por memes, expectativas e preparação para assistir ao filme.
Após 24h do lançamento do longa, o sentimento do público nas redes sociais revelou-se 50,1% positivo, 28,8% negativo e 21,1% neutro.
A maioria dos posts neutros tratam-se de promoções, sorteios, notícias sobre o lançamento e outros posts sem caráter positivo ou negativo. Assim, desconsiderando esta parcela, o resultado seria 63,5% positivo e 26,5% negativo.
Na terça (18), o Rotten Tomatoes também divulgou as notas da avaliação da crítica oficial, com 90% de aprovação para o filme.
A rede social preferida pelo público para comentar sobre o filme foi o Twitter, que teve 75,2% do total do buzz. Em seguida aparece o Instagram, com 23% dos posts; o Facebook, com 1,7% das menções; e os Blogs, com 0,1%.
Avaliando os horários com maior número de menções ao tema no Twitter, nota-se que assim que foi lançado, às 0h do dia 20/07, houve uma movimentação sobre o tema no Twitter, que logo cessou durante a madrugada. Das 6h da manhã às 23h59, o buzz sobre o assunto foi crescendo. Às 22h, o Twitter teve um pico de repercussão sobre o filme.
Além disso, a hashtag #Barbie foi o principal tema dos Trending Topics do Twitter no Brasil na quinta (20). O termo apareceu 154 vezes ao longo do dia, segundo relatório da Buzzmonitor, que coleta os TT’s a cada cinco minutos.
Ao total, 11 termos relacionados ao longa se destacaram nos TT’s do dia 20/07 e apareceram 621 vezes durante o dia. Os demais termos foram “Barbie”, “Greta”, “Ryan Gosling”, “Greta Gerwig”, “20 de julho”, “Ryan”, “Margot Robbie”, “QUE FILME”, “BarbieTheMovie” e “Dua Lipa”.
O que o público falou sobre o filme
O filme recebeu milhares de elogios nas redes sociais, muitos deles direcionados à diretora Greta Gerwig e a atuação de Margot Robbie como Barbie. Entre os sentimentos do público ao assistir o filme, emoção, nostalgia e diversão foram os destaques. Muitos comentários positivos também sobre as temáticas abordadas no filme, quebra de tabus e mensagens importantes por trás do que seria um mundo superficial.
Já os memes variaram desde brincadeiras com a cor rosa estar “dominando tudo” nos shoppings e cinemas até referências de personagens de outros filmes e séries que assistiriam ou não Barbie. Centenas de marcas e influenciadores também comentaram o filme e adaptaram os memes às suas temáticas.
Entre as críticas, o público enfatiza o roteiro, alegando não ser bom o suficiente ou ser militante demais. Há também aqueles que já cansaram da Barbieland está por todo lugar e não veem a hora do hype do filme passar.
Entre os termos mais comentados nos posts sobre Barbie no dia 20/07, o lançamento e o desejo de assistir ao longa, sem dúvidas, se destacaram, levando “cinema”, “estreia”, “vou” e “assistir” ao top termos. Além disso, aparecem também algumas palavras do universo do filme, como “mulheres” e “rosas”.
O nome “Oppenheimer” também tem destaque na nuvem de termos, em alusão ao filme que aborda a vida do físico J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica, também lançado nesta quinta (20).
Outros termos que também se repetiram foram “rápido”, “ódio” “aguento”, “heróis”, “semana” e “chegou”. Estes aparecem devido a viralização de um tweet que criticava as mulheres que estão afirmando não aguentar mais “Barbie e coisas rosas”, comparando com as grandes divulgações de filmes de heróis. O twitter foi replicado quase 12 mil vezes até o fim da quinta (20). Veja abaixo:
No quesito engajamento, os posts publicados no dia 20/07 com mais interações do público no Instagram foram memes de outras pessoas e marcas envolvendo a estética da Barbie e do filme, além de notícias relacionadas às lotações das salas de cinema.
O post do top 1 foi feito pela sexóloga Catia Damasceno e se trata de uma brincadeira: “Descubra como seria o seu Ken”. Em segundo lugar aparece a agência Talismã Digital, também com uma brincadeira, em que elenca pessoas da sua equipe como Barbie’s e Ken’s. Em terceiro e quarto lugar, aparecem notícias envolvendo o tema.
Já no Twitter, memes geraram altos engajamentos durante as primeiras horas do lançamento do filme. Ao longo do dia, também se destacaram outros posts sobre a repercussão do filme e a atitude do público, que haviam sido publicados no dia anterior, mas foram retweetados por milhares de pessoas na quinta (20). Um ensaio fotográfico de uma bebê em uma caixa da Barbie também viralizou. Veja alguns exemplos de tweets virais:
Barbie e valores cristãos?
Após uma TikToker publicar um vídeo dando nota zero para o roteiro do filme, afirmando que estava decepcionada com o filme por “não ter nada a ver com os valores cristãos”, o vídeo viralizou e gerou um debate nas redes sociais.
A maioria dos usuários criticaram o posicionamento da mulher, afirmando que a boneca da Mattel nunca teve nenhuma relação com religiosidade, o que invalidaria o argumento dela em relação aos valores do filme. Muitos ainda diziam que se ela quisesse um filme com essa característica deveria optar por produções bíblicas, como Moisés, Os Dez Mandamentos ou The Chosen.
Quem é o público de Barbie?
A ideia do filme da Barbie mexeu com a nostalgia das crianças dos anos 90, mas qual será o perfil do público que, de fato, engajou com a produção nas primeiras 24h após o lançamento oficial?
No que se refere ao gênero, 64,1% dos posts foram feitos por mulheres e 35,9% foram feitos por homens. Vale salientar que neste relatório é considerado apenas o gênero dos perfis que incluíram essa informação como pública.
Já sobre a localização (também considerando aqueles com dados disponíveis no Twitter), a maioria dos usuários que postou sobre o tema é do Rio de Janeiro. Em seguida, destacam-se as cidades de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte.
Dezoito capitais aparecem no gráfico, além de mais uma cidade do estado do Rio de Janeiro e uma localização geral do “Brasil”.
Entre os temas de interesse dos usuários que geraram buzz sobre o filme, destacam-se “Filmes e Séries”, “Moda e Beleza” e “Comércio”. Além disso, “Artes Visuais”, “Comida, Bebida e Culinária” e “Família e Relacionamento” também são assuntos relevantes para este público.