Nesta terça-feira (19), o Google revelou o lançamento do Bard Extensions, um conjunto de extensões para seu chatbot de inteligência artificial. Com essa nova funcionalidade, o assistente virtual está agora integrado com diversos serviços do ecossistema Google, tais como o Gmail, Drive, Docs, YouTube, Maps, Google Voos e Hotéis.
A exemplo da capacidade da plataforma com a nova funcionalidade, pense no planejamento de uma viagem. É possível pedir que o Bard encontre no Gmail as datas que funcionam para todo o grupo e que busque informações sobre disponibilidade de voos e hotéis em tempo real.
Em relação à privacidade, o Google esclareceu que, caso o usuário opte por utilizar as extensões do Google Workspace, as informações contidas no Gmail, Docs e Drive não serão examinadas por revisores humanos, não serão usadas pelo Bard para direcionar anúncios e não serão utilizadas no treinamento do modelo.
Novidades do Google para o Bard
Além disso, foram anunciadas outras novas funcionalidades. Agora, nas respostas em inglês, é possível utilizar a versão aprimorada do recurso “Pesquisar no Google”. Basta clicar no botão “G” e o Bard irá ler a resposta, verificando se há conteúdo na internet que confirme o texto. Embora essa novidade tenha sido lançada inicialmente em inglês, o Google ainda não divulgou quando estará disponível em outros idiomas.
Outra novidade é a capacidade de compartilhar uma conversa do chatbot através de um link público. Isso permite que outro usuário continue a conversa e faça mais perguntas sobre o mesmo tópico, facilitando o desenvolvimento de novas ideias a partir dessa base compartilhada.
Com essas atualizações, os usuários podem contar com respostas ainda mais precisas e personalizadas da inteligência artificial do Bard. Já a integração ao Google Lens possibilita o uso de imagens em perguntas e respostas no chat.
O Google anunciou que essas novidades estão sendo lançadas após atualizações no PaLM 2, o modelo de linguagem utilizado pelo chatbot. Segundo a empresa, o modelo é o mais eficiente criado por eles. Além disso, a big tech também ampliou recursos disponíveis em inglês para mais de 40 países e língua.