BIS e Felipe Neto: parceria gerou onda de posts no X e apelo para boicote à marca

Usuários do X, que discordam da visão politica de Felipe Neto, estão fazendo posts para boicote à marca.

A parceria entre a BIS e o youtuber Felipe Neto rendeu uma onda de publicações nas redes sociais e organização de boicote por parte do público. Nesta segunda-feira (16), a hashtag #BisNuncaMais foi o assunto mais comentado no X, antigo Twitter, com mais de 136 mil publicações até às 10h. Também entraram nos Trending Topics o nome de Felipe Neto, “Lacta”, “Amo BIS” e “KitKat”.

A repercussão teve início após o youtuber participar do podcast PodPah, na última terça (10). Como patrocinadora da Comic Con Experience (CCXP), entre as ações de divulgação do evento, a BIS lançou uma campanha com os apresentadores do PodPah, Igão e Mítico. Além disso, Felipe Neto, que foi o convidado do dia, levou BIS como patrocinadora do episódio. O Youtuber também compartilhou posts sobre a marca nas redes sociais, prometendo novidades também durante a CCXP.

Depois disso, apoiadores e críticos reagiram nas redes sociais. O público que discorda do posicionamento político de Felipe Neto fez vídeos jogando BIS no lixo e levantou um boicote ao produto da Mondelez, grupo detentor da Lacta e da BIS. Muitos também sugeriram o consumo do chocolate KitKat como alternativa, fazendo com que o nome do concorrente também aparecesse entre os assuntos em alta.

De acordo com dados da Buzzmonitor Trends, a campanha foi predominantemente percebida de maneira desfavorável, com 61% dos posts do público com teor negativo. A possível crise também teve maior engajamento do público masculino, responsável por 69% dos posts sobre o caso.

Em resposta à repercussão negativa, Felipe Neto postou em sua conta no X: “A nossa história segue sendo escrita com o nosso suor e a lágrima dos extremistas. Venceremos sempre.” Horas depois, o influencer comemorou a hashtag “corujas pedem BIS”, levantada por fãs que defende a marca e confrontaram as publicações dos críticos.

A Mondelez, detentora da Lacta, se pronunciou em nota que “suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza”. Em comunicado, a marca ainda destacou que “como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões”.

 

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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