Campanha cancelada da Bauducco deixa a marca ligada à plágio, aponta estudo

Segundo monitoramento da Buzzmonitor, entre os dias 17 e 19 o termo plágio foi citado 6.393 vezes.

A Bauducco lançou no dia 17 de outubro uma campanha publicitária chamada “Magia Amarela”, com uma música interpretada por Duda Beat e Juliette. No entanto, a campanha foi acusada de plagiar o álbum “AmarElo”, de Emicida, tanto na mensagem quanto na identidade visual.

No dia seguinte, o compositor Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma e irmão de Emicida, apontou o plágio conceitual em suas redes sociais. A polêmica gerou milhares de comentários nas redes sociais e um grande debate sobre a ação.

Segundo um monitoramento da Buzzmonitor , usando a ferramenta Buzzmonitor Trends, entre os dias 17 e 19 de outubro, o termo “plágio” foi citado 6.393 vezes nas redes sociais. A maioria dos comentários foi de mulheres (59,64%) e teve um sentimento positivo (66,29%).

Após a repercussão, a Bauducco se pronunciou sobre o caso: “A música ‘Magia Amarela’, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.

“A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais”, completou a empresa em nota de esclarecimento.

Mesmo assim, diante da repercussão negativa, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e a veiculação da música. A empresa pediu desculpas aos fãs de Emicida e disse que respeita o trabalho do artista.

Confira a reação do público diante da acusação:

postagem sobre polêmica de plagio da bauduccoportal de notícia postando sobre a polêmica da bauducco

usuário defendendo a bauducco postagem comentando sobre a plágio

usuário comentando sobre julietteusuário comentando sobre acusação da campanha

usuário comentando sobre julietteusuário comentando sobre juliette

Leia também:

BIS e Felipe Neto: parceria gerou onda de posts no X e apelo para boicote à marca

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *