A Bauducco lançou no dia 17 de outubro uma campanha publicitária chamada “Magia Amarela”, com uma música interpretada por Duda Beat e Juliette. No entanto, a campanha foi acusada de plagiar o álbum “AmarElo”, de Emicida, tanto na mensagem quanto na identidade visual.
No dia seguinte, o compositor Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma e irmão de Emicida, apontou o plágio conceitual em suas redes sociais. A polêmica gerou milhares de comentários nas redes sociais e um grande debate sobre a ação.
Segundo um monitoramento da Buzzmonitor , usando a ferramenta Buzzmonitor Trends, entre os dias 17 e 19 de outubro, o termo “plágio” foi citado 6.393 vezes nas redes sociais. A maioria dos comentários foi de mulheres (59,64%) e teve um sentimento positivo (66,29%).
Após a repercussão, a Bauducco se pronunciou sobre o caso: “A música ‘Magia Amarela’, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.
“A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais”, completou a empresa em nota de esclarecimento.
Mesmo assim, diante da repercussão negativa, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e a veiculação da música. A empresa pediu desculpas aos fãs de Emicida e disse que respeita o trabalho do artista.
Confira a reação do público diante da acusação:
Leia também:
BIS e Felipe Neto: parceria gerou onda de posts no X e apelo para boicote à marca