Campanhas sem personalidade: autenticidade é maior desafio dos publicitários em campanhas com influenciadores, aponta pesquisa

Um levantamento da cely e IMGP aponta que a afinidade com o público-alvo é o principal critério na escolha de influenciadores.

Apesar de 86% dos publicitários que trabalham com influenciadores estarem satisfeitos com as campanhas de marketing de influência, 21% apontaram que o maior desafio é assegurar a autenticidade do conteúdo. Esses dados foram revelados por uma pesquisa realizada pela startup cely, em parceria com o Instituto Mestre GP (IMGP).

O levantamento, que entrevistou 100 profissionais de publicidade de 18 estados do Brasil, identificou também outros desafios da atuação com marketing de influência, como a dificuldade de identificar o creator ideal para a campanha (17%), a negociação de valores e condições (14%) e o acompanhamento e avaliação dos resultados das campanhas (13%).

Outros desafios incluem lidar com crises de imagem dos influenciadores (12%), a reputação dos influenciadores (11%) e a capacidade de medir os resultados (8%). Além disso, fraudes cometidas pelos influenciadores são uma preocupação para 4% dos publicitários. O número total de seguidores nas redes sociais também representa um desafio para 8% dos entrevistados.

A pesquisa revelou também que o principal critério dos profissionais na escolha de um influenciador digital é a afinidade com o público-alvo (50%), seguido pela qualidade do conteúdo (21%) e taxa de engajamento (13%).

Apesar de ser considerada o maior desafio pelos publicitários, apenas 4% deles considera a autenticidade do conteúdo como critério de escolha. Outros 4% consideram, ainda, outros fundamentos.

“Se a autenticidade é menos considerada na escolha de um perfil, essa situação poderia estar relacionada ao desejo da marca de controlar o processo criativo, oferecendo pouco ou nenhum espaço para a verdadeira cocriação? O que no fim resulta em um déficit de personalidade nas campanhas”, reflete Waleska Bueno, sócia e CMO da cely.

Gestão e mensuração de resultados

Ainda de acordo com a pesquisa, no que diz respeito a mensurar o resultado das campanhas com influenciadores, 50% das agências utiliza ferramentas de analytics das redes sociais para medir o retorno sobre o investimento (ROI), 35% avalia os resultados através das vendas diretas e 34% pelo uso de códigos de desconto ou links rastreáveis. Esses dados demonstram uma abordagem diversificada para obter uma visão clara do impacto das campanhas.

Além disso, 31% das agências utilizam ferramentas de analytics de outros formatos, como Google Analytics e Hotjar, 22% usam plataformas de gestão de influenciadores, 20% empregam pesquisas de satisfação ou feedbacks da marca contratante e 1% utilizam outros métodos de administração.

Em relação à satisfação, 68% das agências estão satisfeitas com o desempenho das campanhas de marketing de influência e 18% estão muito satisfeitas. Em contraste, 7% estão insatisfeitas e 3% estão muito insatisfeitas. Além disso, 4% dos entrevistados não souberam informar.

Tendências de marketing de influência

Para 2024, a tendência mais destacada é o crescimento de nano e micro-influenciadores, com uma ênfase significativa na autenticidade (40%). Além disso, há um aumento notável em projetos que conectam o marketing de influência com comunidades (31%).

O uso de novas tecnologias, como IA e metaverso, também está emergindo como uma tendência relevante para 18% dos profissionais. Já 5% deles veem uma valorização do propósito de marca, enquanto outros 5% não têm uma opinião formada e 1% acreditam em outras tendências.

A maioria dos entrevistados (63%) acredita que a IA desempenhará um papel crucial no futuro do marketing de influência, ampliando a análise de dados e a personalização das campanhas. Outros 28% dos profissionais acreditam que a IA provavelmente terá impacto, mas de forma moderada, enquanto 6% não têm uma opinião formada. Apenas 3% acham improvável que a IA impacte o marketing de influência.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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