Chatbot de IA do Elon Musk terá o código aberto

O anúncio de abertura do código acontece uma semana após Musk processar a OpenAI, em que foi co-fundador.

Nesta segunda-feira (11), Elon Musk anunciou que o Grok, um chatbot de inteligência artificial (IA) desenvolvido por uma startup fundada pelo bilionário, terá seu código aberto ainda esta semana. Um produto ou aplicativo de código aberto permite que seu código seja acessado, modificado e distribuído livremente pelo público.

A ferramenta de IA foi revelada inicialmente em novembro do ano passado com a proposta de ser uma IA com habilidades sarcásticas. Foi lançada no X (antigo Twitter) no mês seguinte, disponível exclusivamente para assinantes do plano Premium+.

Elon Musk compartilhou a notícia sobre o chatbot em uma publicação no X, sem fornecer detalhes adicionais, como a data ou o conteúdo específico que será liberado no código. Até o momento, a startup, chamada xAI, ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto.

Essa medida ofereceria ao público acesso gratuito para explorar o código por trás da tecnologia. Além disso, a xAI buscaria alinhar-se a empresas como Meta e Mistral da França, ambas com modelos de IA de código aberto.

Conflito entre Elon Musk e OpenAI

Há uma semana, Musk moveu um processo contra a OpenAI, a criadora do ChatGPT. Ele alega que a startup se desviou de sua missão original de ser uma entidade sem fins lucrativos e de desenvolver inteligência artificial em benefício geral do público. Os alvos do processo incluem o CEO da OpenAI, Sam Altman, e seu presidente, Greg Brockman.

No entanto, a OpenAI divulgou trocas de e-mails de 2017 com Elon Musk, na época um dos principais financiadores da empresa e co-fundador. Nestes e-mails, ele concordou que a empresa, originalmente sem fins lucrativos, deveria se tornar lucrativa para aumentar sua competitividade na corrida pelo desenvolvimento de modelos de inteligência artificial. Além disso, nos emails Musk concordou que a startup não deveria compartilhar abertamente seus algoritmos.

Leia também:

OpenAI lança GPT Store, loja com chatbots personalizados

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *