CMO 2023: relatório traz estratégias e insights de 700 CMOs para impulsionar negócios

Segundo pesquisa da Dentsu Creative, 87% dos diretores de marketing de empresas acreditam que as marcas atualmente são construídas por meio de experiências.

O relatório global “CMO 2023: Criatividade em uma encruzilhada” revelou insights e estratégias de 700 executivos líderes de marketing de nove países, incluindo o Brasil. O levantamento, realizado pela Dentsu Creative, revela oito temas principais, com intuito de impulsionar a transformação dos negócios através da intersecção de Marca, Experiência e Cultura.

Dentre os dados de maior impacto, o relatório revelou que 87% dos diretores de marketing de empresas (CMOs) acreditam que as marcas atualmente são construídas por meio de experiências. Além disso, 84% dos líderes defendem que todos os aspectos da jornada do cliente, desde o primeiro contato até o pós-compra, devem contar a história da marca. E 88% concordam que é essencial que a experiência do cliente esteja à altura da promessa da marca.

Tecnologia e inovação

Quanto aos principais ingredientes para criar experiências de construção de marca, os executivos identificaram “tecnologias que potencializam ideias criativas” (48%) como fundamentais. Ao lado de “novas interfaces inovadoras – como jogos, mundos virtuais, gestos e toque” (48%). Além disso, também valorizam “interações envolventes aprimoradas por tecnologias como AR e reconhecimento de imagem” (45%) e “uma poderosa ideia organizadora que molda a visão da experiência” (43%).

A pesquisa também indica que os CMOs estão investindo em tecnologia para proporcionar experiências inovadoras, imersivas e exclusivas. As tecnologias com maior investimento incluem comércio social (35%) e chatbots para aprimorar a experiência do cliente (28%). Além de propriedades virtuais de marca, como avatares e ídolos (28%) e realidade virtual (27%).

CMOs e publicidade

Em relação à publicidade, o estudo revela que 86% dos profissionais acreditam que as marcas precisam criar cultura e se dedicar à construção de seus próprios públicos. Além disso, 79% dos gestores consideram importante entreter e envolver o público-alvo, especialmente em um cenário em que a publicidade é facilmente ignorada.

No entanto, 58% dos entrevistados afirmaram que a publicidade não é suficientemente envolvente. Em relação aos investimentos, 38% dos CMOs já investiram em ‘conteúdo de marca’ como entretenimento. Enquanto 37% investiram em programação de TV, 34% em parcerias com influenciadores e 33% em publicação e em plataformas de entretenimento.

No contexto brasileiro, 40% dos profissionais demonstram maior probabilidade de ter investido em plataformas de entretenimento. Mundialmente, o YouTube e o Instagram são destacados como as principais plataformas para expressão criativa, com 54% e 51%, respectivamente.

Plataformas de streaming, como Netflix e HBO Max, também se destacam, com 42% dos CMOs reconhecendo seu potencial criativo. O TikTok e a TV tradicional possuem 38% de reconhecimento cada.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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