Você já se perguntou o que faz com que você se conecte com as marcas ao seu redor? Como é possível ouvir um simples som e automaticamente remetê-lo à determinada marca? Ou uma cor? Todos esses elementos fazem parte de uma estratégia bem elaborada de Branding, estratégia essencial para marcas que desejam construir conexões profundas e duradouras com os consumidores. Mas qual são os segredos para se diferenciar e construir um branding de sucesso?
A verdade é que as redes sociais revolucionaram a forma como as empresas fazem branding, gerenciam suas identidades e se relacionam com seu público-alvo.
E para explorar os segredos de uma estratégia de branding e rebranding de sucesso, no sexto episódio do Podcast O Buzz, conversamos com William Hertz (cofundador e CEO do Apis 3 Group), Beatriz Guarezi (especialista em branding e fundadora do Bits to Brands) e Carine Cardoso (consultora de branding).
Eles compartilharam insights valiosos sobre como as marcas podem aproveitar o ambiente digital para criar fortalecer suas identidades de marca e relação com o público, explorando todo o potencial do branding como diferencial competitivo.
O que é Branding?
Branding é um processo estratégico de construir e gerenciar a identidade de uma marca, incluindo sua imagem, reputação, valores e percepção pelo público. Envolve a criação de elementos visuais, como logotipos e design, além de desenvolver uma voz única e consistente para a marca através de comunicações e experiências. O objetivo do branding é diferenciar a marca no mercado, criar uma conexão emocional com os consumidores e fomentar a lealdade e confiança a longo prazo.
É essa estratégia que guia todas as decisões de uma empresa. Ao definir um conjunto claro de ideias que permeiam toda a organização, o branding assegura que todas as iniciativas, desde o desenvolvimento de produtos até as campanhas de marketing, estejam alinhadas com uma identidade única e distintiva.
“Uma marca forte precisa de um propósito claro e envolvente desde o seu nascimento. Na Apis 3, acreditamos que marcas conscientes e conectadas são mais eficazes, relevantes e atraentes”, afirma Hertz.
Desde sua origem, é crucial que uma marca defina um propósito claro e envolvente que vá além de simplesmente vender produtos ou serviços. Marcas que conseguem articular e viver seu propósito de forma autêntica são mais eficazes em atrair e engajar seus públicos-alvo, aumentando a fidelidade dos consumidores e fortalecendo sua reputação como uma marca confiável e positiva.
Consistência de marca e redes sociais
Uma presença consistente e alinhada foi apontada por todos os especialistas entrevistados como uma das características mais importantes de um bom branding. Construir uma narrativa coerente que ressoe com seus valores essenciais é essencial para se conectar verdadeiramente com o público-alvo.
Isso inclui desde o tom de voz utilizado nas interações até a estética visual das publicações, garantindo que cada ponto de contato reforce a autenticidade e relevância da marca na mente dos consumidores.
Além disso, quando uma marca mantém uma mensagem coesa e alinhada em todos os pontos de contato, ela não apenas fortalece sua identidade no mercado, mas também constrói confiança e lealdade com seus consumidores. A verdade é que as pessoas se conectam mais com os valores e ideias de uma marca do que com os produtos em si.
“Consistência de marca é alcançada com a aplicação estratégica dos valores da marca em toda a jornada do cliente. É muito importante para que a marca seja reconhecida, fortalecida para que a marca conte uma história que de fato seja verdadeira, genuína, original e que faça a diferença para a vida do consumidor“, afirma Carine Cardoso, consultora de branding.
E as redes sociais são plataformas estratégicas para o branding moderno. Além de serem ferramentas de comunicação e atendimento, são espaços vitais para reforçar e disseminar a identidade da marca.
“As redes sociais são pontos de contato para reforçar a identidade da marca. Elas são tanto um desafio quanto uma oportunidade pra gente exercitar a consistência.“, aponta Beatriz Guarezi, fundadora do Bits to Brands.
Como medir Branding?
Medir branding é um dos grandes desafios das métricas, pois esse retorno não se resume a números, mas envolve capturar a percepção emocional que os consumidores têm da marca, assim como a consistência dessa percepção ao longo do tempo. Por isso, combinando métricas quantitativas e qualitativas, as marcas podem entender melhor seu impacto no mercado e ajustar suas estratégias para fortalecer sua identidade e relacionamento com os clientes.
“Além das métricas tradicionais, como alcance e engajamento, é importante considerar o impacto emocional das campanhas de branding. Avaliar a lembrança da marca e a associação positiva com seus valores ajuda a entender sua eficácia na construção de uma identidade forte“, pontua Guarezi.
Quer saber mais sobre o tema?
Ouça o episódio “Como construir um Branding de Sucesso” completo no Podcast O Buzz, disponível no Spotify, Amazon Music e YouTube.