Nesta quinta-feira (27), o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) anunciou a formação de um Grupo de Trabalho responsável pela criação de padrões éticos para a publicidade de apostas. O objetivo da ação é estabelecer diretrizes mais rígidas para a criação e divulgação de anúncios do segmento.
Em comunicado oficial, foi informado que a reunião acontecerá nos próximos dias, mas não houve menção a datas. “O Grupo de Trabalho almeja garantir que a publicidade seja uma fonte confiável de informações para os consumidores, ao mesmo tempo em que protege os grupos mais suscetíveis a influências comerciais”, disse o Conar.
Segundo o Conar, a equipe conta com 18 integrantes representando a Associação Brasileira de Publicidade (ABAP), a Agência de Publicidade Interativa (IAB Brasil), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).
Também são participantes do grupo o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) e a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL).
O anúncio acontece após a publicação da Medida Provisória 1182/23, pelo Governo Federal, que regulamenta a atuação das empresas no segmento de apostas dentro do território nacional, e um novo cenário se forma para a publicidade nesse setor.
A MP estabelece uma série de diretrizes que as casas de apostas devem seguir, indo além das questões financeiras, ao determinar também a adoção de práticas éticas de comunicação e marketing.