A pesquisa Inside Video 2024, realizada pela Kantar IBOPE Media, revela que o vídeo está presente em 99,6% dos lares brasileiros. Além disso, o meio exerce um forte apelo comercial, com 41% do público demonstrando maior atenção aos anúncios em vídeo em comparação com outros formatos de mídia digital.
Quanto aos dispositivos mais utilizados, a pesquisa revela que o consumo de vídeo ocorre em diversas plataformas. A televisão linear lidera, incluindo TVs aberta e paga, com 74,3% da população assistindo a vídeos por este meio. Ao mesmo tempo em que 25,7% dos consumidores preferem visualizar conteúdo online.
Apesar dessas tendências, o tempo dedicado a cada mídia varia consideravelmente. Em média, o público brasileiro consome 5 horas e 14 minutos de televisão linear e 2 horas e 23 minutos de vídeo online diariamente.
Investimentos em vídeo
A influência das TVs Conectadas atingiu um ponto em que 43% dos Chief Marketing Officers (CMOs) já estão considerando aumentar seus investimentos nesse meio ainda em 2024. Além disso, os anunciantes demonstram um otimismo considerável para este ano, com 68% dos executivos afirmando que planejam aumentar seus gastos com mídia.
Entre os diversos formatos disponíveis, a pesquisa da Kantar chamou atenção para a tendência dos Shoppable Vídeos. Esses vídeos permitem que os consumidores cliquem nos itens exibidos e sejam redirecionados para a página de compra correspondente.
Leia também:
Facebook anuncia reprodução de vídeos exclusivamente na vertical
Concorrendo com o YouTube, Tiktok está incentivando vídeos horizontais e mais longos
Publicações em vídeos e imagens apresentam crescimento, segundo pesquisa