Conteúdos em vídeo alcançaram 99,2% dos brasileiros no primeiro semestre do ano, aponta estudo

Estudo realizado pelo Kantar Ibope Media revela dados sobre o consumo de vídeos no Brasil. Rio de Janeiro e Curitiba tiveram maiores índices.

Conteúdos em vídeo impactaram 99,2% da população durante o primeiro semestre do ano. É o que aponta o relatório Aquarelas de vídeo do Brasil, explorando o consumo cross-media no país” divulgado pela Kantar IBOPE Media.

O estudo  analisou  o consumo nacional, bem como o consumo em algumas regiões metropolitanas, com destaque para seis delas: São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Nas duas últimas cidades, o alcance de vídeo chegou a 99,6%, ultrapassando a média nacional.

O relatório da Kantar demonstrou que os vídeos têm um grande poder de abrangência no território brasileiro, seja pelas TV’s ou de forma online, através do uso de aparelhos conectados à internet. 

Nacional x Regional

De acordo com o estudo, no Brasil, a TV Linear, formada pela TV aberta e por assinatura, é líder na distribuição de conteúdo em vídeo, representando uma participação de 77%, enquanto os 23% restantes estão dedicados à audiência de vídeos online.

Dados sobre share de audiência.
No Brasil, a participação de vídeos online chegou a 23%. (Imagem: Divulgação/Kantar IBOPE Media)

Em Curitiba e no Distrito Federal, o compartilhamento de vídeos online é maior do que a média, chegando a 26% e 27%, respectivamente. E na cidade paranaense,  chega a 41% em smartphones, enquanto nas outras capitais a variação é entre 27% e 42%.

Gráfico sobre alcance do vídeo
Curitiba e Rio de Janeiro tiveram alcance maior do que a média nacional. (Imagem: Divulgação/Kantar IBOPE Media)

Tempo de tela

A TV é o aparelho preferido para assistir a vídeos, de acordo com o estudo. Os dados fornecidos pela Kantar apontam que a média diária de tempo gasto pelos brasileiros consumindo vídeos online através dos aparelhos de TV foi de 3,3 horas.

Gráfico sobre tempo médio de consumo
Tempo médio de consumo de vídeos no Brasil é de 2h18. (Imagem: Divulgação/Kantar IBOPE Media)

Enquanto isso, o total para todos os dispositivos ficou em 2,18 horas, gerando uma diferença de 44 minutos. Em Belo Horizonte, essa discrepância é ainda maior. A capital de Minas Gerais teve 58 minutos a mais de consumo de vídeo online através da TV em comparação com outras plataformas.

 

Veja também:

Copa do Mundo Feminina: Marta é destaque em 34% dos top posts, aponta estudo

Publi: 92% dos brasileiros seguem dicas de influenciadores digitais, diz IAB

Mulheres lideram produção de conteúdo sobre o São João nas redes sociais

 

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *