Dia dos Pais: 74% dos consumidores pretendem gastar até R$ 250, diz pesquisa

Estudo realizado pela Score Retail aponta que 40% dos consumidores planejam investir menos no presente no Dia dos Pais este ano.

No Dia dos Pais deste ano, 40% dos consumidores enfrentam um orçamento apertado e, portanto, pretendem gastar menos na data comemorativa em comparação com anos anteriores. O orçamento médio que 74% dos entrevistados planeja é de até R$ 250. É o que afirma a pesquisa “Pulso Dia dos Pais”, conduzida pela agência Score Group em parceria com o Hibou. 

Entre os participantes, 20% têm a intenção de investir entre R$251 e R$500 na comemoração, enquanto 5% estão dispostos a desembolsar até R$1000, e somente 1% está planejando um gasto mais elevado, chegando a R$2500.

O valor médio esperado para o presente (R$ 250) é similar ao investido pelos entrevistados no Dia das Mães, conforme indicado pela comparação realizada na pesquisa. Esse dado sugere uma similaridade no padrão de gastos entre as duas datas comemorativas.

Investimento no presente

Apesar de 40% das pessoas afirmarem que seu orçamento está mais apertado e planejam gastar menos em comparação com anos anteriores, 33% relataram que seu cenário financeiro permanece igual ao de outros Dias dos Pais, mantendo os gastos no mesmo patamar. Por outro lado, 14% informaram que estão enfrentando um orçamento menor, mas pretendem manter as tradições mesmo assim.

Há também aqueles que se encontram em uma situação mais favorável: 11% estão em melhores condições financeiras, mas optam por gastar o mesmo valor que em anos anteriores, demonstrando prudência nas despesas. Apenas 1% está em uma situação financeira ainda mais confortável e, consequentemente, planeja aproveitar a ocasião para gastar mais do que nos anos anteriores.

Categorias mais procuradas para o Dia dos Pais

Dentre as preferências de presentes, destacam-se vestuário (47%), calçados (29%) e perfumes (22%), ocupando as posições mais elevadas na lista. Na sequência, encontram-se alimentos e bebidas (14%), eletrônicos (12%), tecnologia (11%) e joalheria (11%).

Artigos para churrasco figuram em 9% das respostas, seguidos por livros (8%) e itens relacionados ao futebol (7%). Entretenimento (5%), viagens (5%) e utilidades domésticas (4%) também são mencionados como escolhas de presentes. Além disso, 19% dos entrevistados afirmaram optar por não adquirir presentes no Dia dos Pais.

A pesquisa também perguntou para os pais os presentes que gostariam de ganhar e os dados mostram que os filhos estão acertando! As respostas mais populares foram iguais aos produtos mais pesquisados para presenteá-los: vestuário (39%), perfumes (37%) e calçados (33%). No entanto, artigos para churrasco ocupa o quarto lugar entre os mais cobiçados. 

Confira a lista completa dos presentes favoritos dos pais: 

  • Vestuário – 39%
  • Perfumes – 37%
  • Calçados – 33%
  • Artigos para churrasco – 30%
  • Eletrônicos – 26%
  • Alimentos e Bebidas – 26%
  • Tecnologia – 24%
  • Viagem – 15%
  • Livros – 13%
  • Artigo de time favorito – 11%
  • Entretenimento – 11%
  • Bem-estar – 9%
  • Assinatura de algo que goste (streaming, unboxing) – 6%
  • Eletrodomésticos – 4%
  • Outro – 13%
  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *