Dona do TikTok está lançando “Whee”, nova rede social para competir com o Instagram

O novo aplicativo tem foco em compartilhar fotos com amigos e pessoas próximas.

A ByteDance, empresa dona do TikTok, está lançando uma nova rede social chamada Whee, para concorrer diretamente com o Instagram. Assim como a rede vizinha, ela é focada no compartilhamento de fotos com amigos e pessoas próximas. O aplicativo está sendo introduzido gradualmente no mercado e ainda não chegou ao Brasil, mas já está disponível para visualização na Play Store.

As capturas de tela divulgadas do aplicativo revelam poucas funcionalidades, como um visor de fotos, uma lista de amigos para mensagens e um feed. O aplicativo possui uma configuração semelhante ao Instagram, com uma interface simples e três guias principais: câmera, feed e mensagens, além de um botão de notificações.

O foco do Whee, no entanto, está na privacidade e na conexão com pessoas próximas, permitindo que apenas amigos possam ver, curtir e comentar nas fotos compartilhadas. “Capture e compartilhe fotos da vida real que apenas seus amigos podem ver, permitindo que você seja mais autêntico”, diz a descrição do Whee no Google Play. A proposta de intimidade é similar ao BeReal, um aplicativo lançado em 2020 que permite o compartilhamento de fotos temporárias com pessoas próximas.

Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o aplicativo, como a data de lançamento global ou funcionalidades adicionais além das descritas na loja do Google.

Este não é o primeiro aplicativo da ByteDance que parece se inspirar no Instagram. Em abril, a empresa chegou a anunciar um aplicativo de compartilhamento de imagens chamado TikTok Notes, que também estava em fase de testes. A plataforma é dedicada à postagem de fotos estáticas, individuais ou em galerias, enquanto o TikTok original continua focado em vídeos curtos.

Leia também:

Com buzz de 42 mil posts no X, “De frente com Blogueirinha” estreia nova temporada com Boca Rosa

Diminui a presença de pessoas negras e mulheres em publicidades, aponta estudo sobre diversidade; veja marcas mais diversas

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *