E-commerce somou R$2,5 bilhões em tentativas de fraude no primeiro semestre, aponta monitoramento

Eletrônicos, celulares e informática foram as categorias que mais sofreram tentativas de fraude segundo ClearSale.

No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraude no setor de e-commerce. As ações chegaram a somar R$2,5 bilhões, de acordo com dados do Mapa da Fraude 2023, elaborado pela ClearSale. No levantamento, foram considerados apenas pagamentos via cartão de crédito no setor. 

Apesar do alto número, a pesquisa, que examinou 117,1 milhões de pedidos realizados entre 1° de janeiro e 30 de junho, revela uma diminuição de 50,6% no volume de tentativas de fraude em comparação com o mesmo período de 2022. 

Já o valor médio das tentativas de fraude, que é R$1.273, registrou um pequeno aumento em relação ao primeiro semestre do ano passado, que foi R$1.264.

Categorias mais fraudadas

No monitoramento, a ClearSale divulgou as dez categorias mais afetadas por fraudes durante o primeiro semestre. No topo da lista, os eletrônicos lideraram com 5,7% das ocorrências e um ticket médio de R$2.545. Logo em seguida, dispositivos celulares representaram 5,2% das tentativas, com um valor médio atingindo R$2.901. Além disso, a área de informática também se destacou, com 3,3% das tentativas e um montante médio de R$2.623.

Logo em sequência, os eletrodomésticos registraram 2,6% das ocorrências, com um valor médio de R$2.265. A categoria de acessórios teve 2,4% das tentativas, com um ticket médio de R$861, seguida pelo setor automotivo com 2,3% e valor médio de R$1.356.

A lista também inclui o segmento de beleza, com 1,9% das tentativas e um montante médio de R$360; móveis, com 1,8% dos casos e um valor médio de R$1.320; e esportes, com 1,6% das ocorrências e um ticket médio de R$616. Por fim, a categoria de eletroportáteis representou 1,5% das tentativas de fraudes e teve um valor médio de R$455.

Dados por região

Dentre as cinco regiões do país, o Norte (2,6%) mantém sua posição como a região com o maior índice percentual no e-commerce de tentativas de fraude em relação ao total de transações, acompanhado por um ticket médio das tentativas de R$1.381. O Nordeste (2,2%), por sua vez, ocupa o segundo lugar no ranking, com uma média de R$1.300.

Logo depois, o Centro-Oeste e o Sudeste, com 1,6% cada, registram valores médios de tentativas de fraude de R$1.438 e R$1.157, respectivamente. Enquanto isso, a região Sul fecha a lista, apresentando um índice de 1% e um valor médio de R$1.153 para as tentativas de fraude.

Fraudes no e-commerce por gênero e idade

O levantamento também considera fatores como gênero e faixa etária. Quanto ao gênero, observa-se que o público masculino lidera em quantidade de tentativas de fraude, com um índice de 2,3%. Em seguida, encontra-se a categoria “outros” (1,7%), sem gênero definido. Por fim, o público feminino registra uma taxa de tentativas de fraude de 1,2%.

Na análise por faixa etária, destaca-se que, embora o grupo entre 36 e 50 anos (1,1%) seja responsável pelo maior número de pedidos online, este apresenta a menor incidência de tentativas de fraude. Por outro lado, o grupo com até 25 anos é o mais afetado por tentativas de fraude (3,3%), seguido pela faixa etária de 26 a 35 anos (1,5%). Indivíduos com 51 anos ou mais registraram uma taxa de tentativas de 1,5%.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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