
O Itaú lançou a plataforma #ÉFake, uma iniciativa voltada para a verificação de notícias relacionadas ao mercado financeiro. O objetivo é combater a disseminação de informações falsas e a desinformação relacionadas ao setor financeiro e ao próprio banco. Em parceria com a consultoria Quaest, o projeto se propõe a identificar de maneira ágil notícias falsas presentes em sites, blogs, redes sociais e grupos de mensagens.
Segundo o Itaú, a proposta do projeto é proporcionar à sociedade um acesso facilitado a esclarecimentos sobre o conteúdo circulando nessas diversas plataformas, prevenindo assim a disseminação de conteúdo enganoso sobre o mercado financeiro. A Quaest será responsável por monitorar e identificar as informações falsas.
Pâmela Viano, sócia e superintendente de comunicação do Itaú, enfatiza a importância do combate às informações falsas. “As fake news representam uma crescente ameaça para governos, instituições e a sociedade como um todo. Elas geram uma fenda calcificada de polarização e fomentam medo, o que confunde as pessoas sistematicamente e prejudica a tomada de decisões”, afirma.
O acesso à plataforma #ÉFake pode ser feito clicando neste link.
Leia também:
Itaú foi a marca que mais apareceu em fotos do The Town, aponta estudo