Entre elogios e críticas, show de Madonna no RJ tem mais de 1 milhão de menções nas redes

Segundo dados do Buzzmonitor Trends, quase metade dos comentários sobre o evento nas mídias sociais foram negativos.

Em um show que marcou a história do Rio de Janeiro, Madonna se apresentou na Praia de Copacabana no último sábado (4). O espetáculo da rainha do pop gerou um grande impacto nas redes sociais, com mais de um milhão de publicações mencionando o evento.

Usando o Buzzmonitor Trends, plataforma de monitoramento de mídias sociais, O Buzz monitorou o nome da cantora entre os dias 3 e 5 de maio. Nesse período, foram encontradas 1.056.038 publicações com o termo “Madonna”, em português.

Apesar do engajamento massivo, as opiniões sobre o show se mostraram divididas. De acordo com a plataforma, 41,5% dos comentários foram negativos, enquanto 38,3% foram positivos. Já as menções neutras, compostas por posts de portais de notícias e veículos de comunicação, somaram 20,23%.

O  X, antigo Twitter, foi a plataforma preferida do público para comentar sobre o show, concentrando 96,93% das menções. O Facebook e o Instagram vieram em seguida, com 1,6% e 1,46% das publicações, respectivamente.

As mulheres foram quem mais comentaram sobre o tema nas redes sociais, representando 52,94% das menções sobre o show, contra 47,06% dos homens.

O que o público achou do show de Madonna?

Uma análise realizada pela Inteligência Artificial Insights Pills, da Elife Brasil, empresa especializada em insights do mercado de consumo, apontou os principais temas de debate do público sobre o assunto nas redes sociais. Analisando uma amostra de 14.905 posts, a IA pontuou os pontos negativos e positivos comentados pelo público no Instagram, Twitter e Facebook.

A celebração da Rainha do Pop

As redes sociais se transformaram em um verdadeiro mar de emoções, com fãs da rainha do pop compartilhando suas expectativas, vídeos, fotos e momentos favoritos do show.

A presença de Anitta e Pabllo Vittar, dois grandes nomes da música brasileira da atualidade, ampliou o alcance do evento e gerou ainda mais engajamento nas redes sociais, de acordo com a análise da Elife.

No entanto, o show não se limitou à música e ao entretenimento. Madonna aproveitou a plataforma para levantar temas importantes e promover o diálogo social. Homenagens às vítimas da AIDS na performance e a inclusão de figuras importantes da luta por direitos civis no Brasil nos telões do evento geraram debates sobre os temas nas redes sociais.

Além disso, os impactos social, cultural e econômico também foram tema das conversas do público, destacando a contribuição para o turismo local e a injeção econômica na cidade, com a chegada de milhões de turistas.

Veja alguns posts positivos do público:

Insegurança, eventos climáticos do RS e fake news no show de Madonna

Ainda de acordo com a IA Insights Pills Elife, as críticas ao show de Madonna nas redes sociais concentraram-se principalmente na insegurança e problemas logísticos do evento, além dos altos custos da apresentação.

Durante a concentração do show, um homem foi agredido e jogado em uma caçamba de lixo. Este vídeo e alguns relatos de furtos e preocupações com a segurança viralizaram conta das redes sociais. Outros problemas logísticos também chamaram a atenção, incluindo questões como atrasos significativos na programação do show.

Outro assunto que tomou conta das redes foram notícias falsas que creditavam o investimento do evento ao Governo Federal, em contraste com a falta de investimentos para ajudar as vítimas da tragédia climática que o Rio Grande do Sul enfrenta.

Diante da disseminação dessa informação, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, desmentiu as acusações em um vídeo que foi republicado por diversos usuários e personalidades digitais, como o Youtuber Felipe Neto.

De acordo com planilha enviada pela produtora Bonus Track ao governo estadual, do valor total de R$ 60 milhões investidos no evento, R$ 10 milhões foram provenientes do Governo do Estado do Rio Janeiro e outros R$ 10 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os R$ 40 milhões restantes foram custeados pelo banco Itaú, responsável pela promoção do show, juntamente com outros parceiros patrocinadores, como a Heineken.

A suposta presença da primeira-dama Janja no Rio de Janeiro também desencadeou críticas. Assim, o público questionou sua participação no evento, alegando falta de sensibilidade diante da tragédia das fortes chuvas que atingiam o Rio Grande do Sul. No entanto, não há evidências de sua presença no evento. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, ela estava cumprindo compromissos culturais.

Ainda relacionado o show aos eventos climáticos do Rio Grande do Sul, muitos usuários criticaram a cobertura midiática extensiva dedicada ao show, levantando questionamentos sobre as prioridades na divulgação de notícias.

Veja alguns posts negativos do público:

O impacto além das redes sociais

O impacto do show de Madonna transcendeu as plataformas digitais. De acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), 1,6 milhão de pessoas lotaram as areias de Copacabana para presenciar a apresentação histórica.

Assim também a transmissão ao vivo pela TV Globo foi um sucesso, garantindo à emissora recorde de audiência com 17 pontos. Em capitais como Salvador e Recife, os números ultrapassaram 20 pontos, segundo dados da Kantar Ibope Media.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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