O Facebook anunciou uma mudança no reprodutor de vídeos da plataforma adotando um formato exclusivamente vertical. A mudança afetará todas as publicações de vídeo da rede social, incluindo transmissões ao vivo e outros conteúdos mais extensos.
Anteriormente, apenas os vídeos do reels no Facebook eram exibidos verticalmente, enquanto outros conteúdos eram apresentados horizontalmente. Com esta atualização, a Meta está unificando o formato de exibição. Além disso, a tendência de vídeos verticais tem sido cada vez mais adotada, principalmente com o crescimento do TikTok e outros serviços, como YouTube Shorts e reels do Instagram.
Com a mudança de formato, o novo reprodutor também inclui controles para aprimorar a experiência do usuário. Agora, ao assistir a um vídeo originalmente gravado na vertical, os usuários têm a opção de expandi-lo para tela cheia. Também foram adicionados controles de avanço rápido e retrocesso, bem como botões na tela para permitir que os espectadores avancem ou retrocedam 10 segundos durante a reprodução.
Inicialmente, essa atualização está disponível apenas para usuários do aplicativo do Facebook nos Estados Unidos e no Canadá. No entanto, a Meta planeja disponibilizá-la globalmente nos próximos meses. A empresa também promete introduzir recomendações de vídeos mais relevantes, personalizados de acordo com os interesses individuais dos usuários, independentemente da duração do conteúdo.
Leia também:
Meta anuncia medidas para proteção de adolescentes no Instagram e Facebook
Meta anuncia novas remunerações para criadores de conteúdo no Instagram e Facebook
Meta anuncia canais de transmissão para Facebook e Messenger