O Flamengo lidera como o clube mais valioso do Brasil, com uma avaliação de R$ 4,5 bilhões, conforme apontado pela quarta edição do estudo Valuation Top 30 Clubes do Brasil, que destaca os times mais valiosos do país.
O crescimento do Flamengo no valuation (avaliação de empresas) registrou um aumento de 19%, comparado aos R$ 3,7 bilhões de 2022. Esse progresso foi impulsionado pela valorização da marca do clube e pela elevação do valor do elenco de jogadores. Por outro lado, ao considerar apenas os ativos, que são caixas, aplicações financeiras e estádios, o Flamengo cai para a sétima posição devido à ausência de um estádio próprio.
O Palmeiras, que ocupa o segundo lugar, apresentou um crescimento de 5%, passando de R$ 3,4 bilhões em 2022 para a atual avaliação de R$ 3,5 bilhões. A pesquisa revela que esse aumento está associado principalmente à incorporação de parte do Allianz Parque aos ativos do clube.
O Corinthians foi eleito o terceiro clube mais valioso do Brasil, com um valuation de R$ 3,1 bilhões. O que representa um aumento de 3% em relação ao estudo anterior, quando foi avaliado em R$ 2,9 bilhões. O crescimento também posicionou o clube à frente do Atlético-MG SAF, que agora ocupa a quarta posição, avaliado em R$ 2,9 bilhões. No entanto, o Atlético-MG SAF experimentou uma queda de 6% em relação ao ano anterior, quando seu valuation era de R$ 3,1 bilhões.
O São Paulo fecha o grupo dos cinco clubes mais valiosos do futebol brasileiro, com um valor de R$ 2,2 bilhões. O clube manteve o mesmo valuation da pesquisa anterior.
Veja a lista completa dos clubes abaixo:
Clubes mais valiosos do Brasil
- Flamengo (R$ 4.516 bi)
- Palmeiras (R$ 3.573 bi)
- Corinthians (R$ 3.071 bi)
- Atlético-MG (R$ 2.953 bi)
- São Paulo (R$ 2.214 bi)
- Internacional (R$ 2.124 bi)
- Atlhetico-PR (R$ 2.090 bi)
- Fluminense (R$ 1.449 bi)
- Red Bull Bragantino (R$ 1.187 bi)
- Santos (R$ 1.184 bi)
- Grêmio (R$ 1.037 bi)
- Cruzeiro SAF (R$ 766 mi)
- Fortaleza SAF (R$ 636 mi)
- Botafogo SAF (R$ 598 mi)
- América-MG SAF (R$ 582 mi)
- Coritiba SAF (R$ 565 mi)
- Vasco da Gama SAF (R$ 503 mi)
- Sport (R$ 468 mi)
- Bahia SAF (R$ 459 mi)
- Atlético-GO (R$ 450 mi)
- Ceará (R$ 420 mi)
- Goiás (R$ 339 mi)
- Cuiabá SAF (R$ 311 mi)
- Guarani (R$ 293 mi)
- Santa Cruz (R$ 263 mi)
- Avaí (R$ 262 mi)
- Náutico (R$ 246 mi)
- Ponte Preta (R$ 241 mi)
- Juventude (R$ 218 mi)
- Portuguesa SP (R$ 184 mi)
Metodologia do Estudo
A análise do estudo abrange ativos como caixa, bancos e estádios, incluindo também o valor da marca, o que leva em conta o mercado consumidor, a torcida e o engajamento, além dos jogadores e direitos esportivos.
A Sports Value ajusta anualmente o Valuation, descontando as dívidas operacionais de cada clube, sem considerar as dívidas fiscais. O foco está nas dívidas relacionadas à operação das entidades esportivas.