Mesmo com a diferença de idade e tecnologia, as campanhas publicitárias conquistam gerações distintas. Uma pesquisa recente revelou que 93% da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e 84% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) são impactados por campanhas publicitárias, promoções e influenciadores na hora de decidir suas compras.
Encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan e dona de plataformas como Buscapé e Zoom, a pesquisa entrevistou 1.494 pessoas entre 25 e 26 de março para mapear os comportamentos de consumo de diferentes gerações.
No entanto, existem diferenças. A Gen Z tende a realizar compras online (46%) e usar pagamentos digitais (51%), sendo atraída por cashback (69%). Em contraste, os Baby Boomers preferem lojas físicas (74%) e têm menos interesse em cashback e cupons, usados em 21% das transações.
A pesquisa também destaca como cada geração descobre novos produtos: 51% da Geração Z utiliza redes sociais e influenciadores, enquanto apenas 22% dos mais velhos o fazem. Por outro lado, 44% dos Baby Boomers confiam nas recomendações de amigos e familiares, influenciando 26% das descobertas dos mais jovens. Além disso, a Gen Z e os Baby Boomers preferem aplicativos específicos para compras, com 69% e 53%, respectivamente.
Relação das gerações com marcas
No momento da compra, tanto a Geração Z quanto os Baby Boomers mostram preferência por aplicativos específicos em vez de sites de varejo. Aproximadamente 69% dos jovens escolhem aplicativos para suas compras, enquanto 51% utilizam sites de varejo. Entre os Baby Boomers, 53% preferem aplicativos e 47% optam por sites de varejo.
Além disso, a pesquisa revelou que a Gen Z tende a ser mais fiel às marcas, com 17% dos jovens preferindo sempre comprar produtos das mesmas marcas. Em comparação, apenas 11% dos Baby Boomers demonstram o mesmo nível de fidelidade.
Leia também:
Revista Time divulga as empresas mais sustentáveis do mundo; veja a lista completa
Meta AI Studio: Instagram permite que usuários criem versões de IA de si mesmos