64% Geração Z já utilizou o TikTok para pesquisas, aponta estudo

Uma pesquisa conduzida pela Adobe revela que os usuários se sentem atraídos pelo formato, narrativa e conteúdos da rede de vídeos curtos.

Em uma pesquisa conduzida pela Adobe para analisar os hábitos de pesquisa, foi revelado que 64% da Geração Z já utilizou o TikTok como uma ferramenta de busca. Além disso, quase 1 em cada 10 membros desse grupo prefere o TikTok em vez de buscadores tradicionais para suas necessidades de pesquisa.

À medida que retrocedem as gerações, essa taxa diminui. Entre os usuários que já usaram o aplicativo como ferramenta de busca, 49% dos  Millennials já pesquisaram na rede de vídeos, seguidos por 29% da geração X. De acordo com os entrevistados, os principais motivos para o TikTok atrair os usuários são oferecer vídeos curtos e informativos (44%), um formato de narrativa distinto (34%) e conteúdo personalizado sob medida para o espectador (31%).

Quanto às preferências de conteúdo, a maioria das pessoas (62%) prefere os tutoriais em vídeo do TikTok, seguidos por análises de produtos ou serviços (39%) e histórias pessoais (38%).

No entanto, o Google ainda é a plataforma preferida para pesquisas, sendo a escolha de 91% das pessoas, seguido pelo YouTube (39%), Bing (21%), TikTok (17%), DuckDuckGo (17%) e X, antigo Twitter (12%).

Potencial para negócios

A pesquisa da Adobe também entrevistou proprietários de empresas para explorar outra perspectiva sobre a rede. Segundo o estudo, esses proprietários estão começando a reconhecer o potencial inexplorado do TikTok como uma ferramenta para atender às intenções de pesquisa.

Assim, 54% do grupo afirmou usar o TikTok para promover seus negócios, postando em média nove vezes por mês. Os tipos de conteúdo que obtiveram melhor desempenho no aplicativo foram tutoriais em vídeo (22%), conteúdo criativo relacionado ao produto da empresa (21%) e análises (19%). Memes e tendências também foram destacados (15%), seguidos por histórias pessoais (12%), guias (8%), entrevistas (7%) e recomendações de influenciadores (6%).

Foram também explorados os principais desafios com 33% dos proprietários de empresas mencionando a dificuldade em converter engajamento em vendas, enquanto 32% citaram o aumento de seguidores e engajamento como desafios.

Além disso, 29% consideraram desafiador criar conteúdo atrativo e 29% afirmaram não ter tempo suficiente para produzir conteúdo consistente. Outros 28% destacaram a dificuldade em produzir conteúdo de alta qualidade com recursos limitados.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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