O Google revelou uma série de inovações em inteligência artificial (IA) generativa, especialmente direcionadas ao campo criativo. Entre os destaques, estão o VideoFX, um modelo capaz de conceber vídeos realistas do zero; e o Imagen 3, especializado na geração de imagens a partir de sugestões.
O anúncio ocorreu durante o Google I/O, um evento voltado para desenvolvedores sediado na Califórnia. No momento, também foi anunciada a inclusão de respostas geradas com IA nos resultados de busca do Google.
Uma das novidades apresentadas é o VideoFX, uma ferramenta que cria vídeos realistas a partir de instruções de texto, alimentado pela tecnologia Veo da DeepMind.
Essa ferramenta entra diretamente em competição com o Sora, da OpenAI. Em fevereiro, a empresa por trás do ChatGPT apresentou seu próprio modelo de inteligência artificial capaz de criar vídeos realistas de até 60 segundos apenas com comandos de texto.
Um dos principais públicos dessa novidade são os cineastas e criadores de conteúdo. O Google convidou o cineasta Donald Glover para testar a ferramenta e avaliar. No momento, apenas usuários nos Estados Unidos podem se inscrever em uma lista de espera para experimentar o VideoFX.
Além disso, o Google anunciou o Imagen 3. Com ele, é possível gerar imagens totalmente novas a partir de comandos de texto, uma funcionalidade já mais comum e encontrada em plataformas como o MidJourney.
Em parceria com o YouTube, o Google também revelou uma ferramenta de IA generativa para criação de músicas. Agora, é possível rapidamente buscar pelo som do cavaquinho ou solicitar uma batida que misture elementos, por exemplo, das sonoridades brasileira e haitiana.
Para comemorar sua colaboração com músicos, o Google apresentou uma experiência musical. Trabalhando com artistas como Wyclef Jean, Justin Tranter e Marc Rebillet, a ferramenta foi testada e resultou na criação de demos musicais.
Leia também:
Meta lança ferramenta de IA para criar texto e imagem para anúncios