Nesta terça-feira (14), o Google apresentou uma atualização em suas buscas: a introdução de respostas de inteligência artificial (IA) com o Gemini, chatbot da empresa. A big tech promete transformar a experiência dos usuários ao fornecer respostas personalizadas de maneira mais eficiente. Antes, a página de respostas era uma lista de links, mas vai ganhar uma nova cara, repleta de informações aprimoradas de acordo com os interesses de cada usuário.
Apresentado durante o evento anual Google I/O, a introdução do Gemini nas respostas do Google marca uma mudança na forma como as pessoas pesquisam na internet, trazendo resultados automáticos. Liz Reid, vice-presidente e Head de Pesquisa, destacou que os usuários podem fazer perguntas complexas e mais detalhadas de uma só vez, sem a necessidade de várias pesquisas separadas. E assim obterão resultados mais precisos e mais rápidos. “O Google cuidará do trabalho pesado”, pontou Liz.
Ao procurar por um restaurante para comemorar o aniversário, por exemplo, é possível solicitar um lugar próximo ao trabalho e com desconto para aniversariantes – tudo em uma única pesquisa.
Além disso, o Gemini também será útil para o planejamento de atividades, como refeições e viagens, permitindo que a IA crie itinerários com base nos interesses e horários dos usuários. Caso a IA não consiga formular a resposta para uma pergunta, ela fará um brainstorming com os usuários, apresentando insights agrupados em títulos gerados automaticamente.
Atualmente, essa nova forma de pesquisar está disponível apenas nos Estados Unidos, mas Sundar Pichai, CEO do Google, garantiu que em breve será expandida para outros países. Inicialmente as respostas com IA serão apenas para restaurantes e receitas. Posteriormente serão aplicadas para respostas sobre filmes, músicas, livros, hotéis, compras e mais.
Leia também:
OpenAI lança GPT-4o, modelo mais rápido e gratuito para usuários do ChatGPT