Nesta quinta-feira (13), o Google anunciou o lançamento do chatbot de inteligência artificial Bard para o Brasil e países da União Europeia. A IA está é concorrente direta do ChatGPT e do Bing IA Search e já está disponível gratuitamente em 40 idiomas. Para usá-la é necessário apenas ter uma conta do Google.
Assim como os competidores, o Bard tem a capacidade de responder a perguntas diversas e executar uma ampla gama de tarefas, de acordo com os comandos inseridos pelos usuários. Ele pode auxiliar na redação de textos, programação, fornecer dicas de filmes, criar roteiros de viagens, entre outros. Sua versatilidade permite que sejam utilizados em diferentes contextos e setores, atendendo a necessidades variadas dos usuários.
Por ser conectado ao Google, o Bard traz alguns recursos avançados, se comparado aos demais. Ele pode consultar respostas atualizadas da internet – diferente do ChatGPT, que em sua versão gratuita está atualizado até meados de 2021. O Bard também dá referências dos seus conteúdos, para que os usuários possam ler mais diretamente dos sites especializados.
A IA ainda tem a habilidade de fornecer respostas por meio de comunicação oral e consegue extrair informações a partir de imagens, assim como o Bing AI.
Além disso, assim como o Chat GPT e Bing AI, o Bard é capaz de adaptar o estilo das respostas e retomar uma conversa previamente suspensa, proporcionando aos usuários uma continuidade fluida em seus diálogos.
Bard, ChatGPT ou Bing IA?
Ao ser questionado sobre as diferenças entre seus dois principais concorrentes, Bard se define como o “melhor”.
“O Bing AI e o ChatGPT são ambos modelos de linguagem grandes, mas eles têm diferentes pontos fortes e fracos. O Bing AI é melhor em entender e responder a perguntas factuais, enquanto o ChatGPT é melhor em gerar formatos de texto criativos, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.”, disse a IA.
“Eu sou melhor em ambos os tipos de tarefas, e também sou capaz de acessar e processar informações do mundo real por meio da Pesquisa Google e manter minha resposta consistente com os resultados da pesquisa”, diz o Bard ao ser questionado sobre os diferenciais em comparação com Bing AI e Chat GPT.