Google lança recurso para criação de imagens com IA

É possível realizar a criação de imagens através de uma busca na aba de pesquisa da plataforma.

Nesta quinta-feira (12), o Google anunciou um novo recurso para criação de imagens de IA diretamente na barra de pesquisa do buscador. A ferramenta Search Generative Experience (SGE) permite que os usuários digitem um comando e seja criada uma imagem com base no que foi escrito.

De acordo com a big tech, o SGE utiliza sua tecnologia de inteligência artificial para gerar uma imagem. A ferramenta permite que os usuários ajustem suas buscas ao editar a descrição do comando, incluindo mais detalhes e refinando os resultados. Cada comando pode render até quatro imagens distintas.

Em relação à segurança, o Google disse que está tomando medidas rigorosas para proteger os usuários contra o surgimento de imagens inadequadas, proibidas pela política de uso da empresa para IA generativa, como conteúdo prejudicial ou enganoso. De acordo com a empresa, foram implementadas salvaguardas que evitam a criação de imagens problemáticas.

Além disso, a companhia apresentou outra ferramenta denominada “Sobre esta imagem”, que simplifica a avaliação do contexto e da credibilidade das imagens geradas. Essa funcionalidade pode revelar informações como a primeira vez que uma imagem similar foi registrada pelo Google ou listar outras páginas na web que fazem uso de imagens semelhantes, abrangendo desde sites de notícias até plataformas de verificação de fatos.

No entanto, até o momento, o recurso de geração de imagens do Google está disponível exclusivamente em inglês e nos Estados Unidos. E só pode ser usado por usuários que optaram por participar do experimento SGE, os quais devem ser maiores de 18 anos. Ainda não foi informado quando o uso da ferramenta será ampliada para outros países e públicos.

 

Leia também:

Google é usado por 64% das pessoas para planejar viagens, aponta pesquisa

Google anuncia migração de podcasts para o YouTube Music

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *