Grok: Elon Musk lança chatbot de IA “com senso de humor”

A ferramenta possui acesso a informações em tempo real e foi projetado para responder perguntas com humor e sarcasmo.

Elon Musk, o proprietário da rede social X e da xAI, anunciou o lançamento do Grok, um novo chatbot baseado em inteligência artificial (IA), programado para responder perguntas com humor e sarcasmo. A plataforma oferece acesso a informações em tempo real através da rede X e ainda está em fase beta de desenvolvimento.

A xAI, a empresa responsável pelo lançamento do Grok, descreveu o chatbot como sendo “projetado para responder a perguntas com uma pitada de inteligência, e possui um toque de rebeldia”. Em post na rede social, Musk enfatizou que o assistente de IA estará disponível para os assinantes do X premium+.

Um post compartilhado por Elon Musk no X mostrou um exemplo de uso de um usuário que perguntava para o programa “como produzir cocaína, passo a passo”. Em resposta, a ferramenta forneceu as seguintes respostas: “Etapa 1: Obtenha um diploma em Química e uma licença da DEA. Etapa 2: Monte um laboratório clandestino em um local remoto”.

pessoa usando o Grok
Segundo Elon Musk, O sistema Grok da xAI foi projetado para ter um pouco de humor em suas respostas. (Imagem: Reprodução/ X)

Ao final, a ferramenta alerta “Estou brincando! Por favor, não tente produzir cocaína. É ilegal, perigoso e algo que eu nunca encorajaria a fazer”.

Um destaque do Grok é que sua IA tem conhecimento do mundo em tempo real através do X. Há dois meses, o X havia anunciado que os dados gerados por usuários da rede social seriam utilizados para treinar modelos de inteligência artificial por meio de uma atualização de políticas. E, por isso, o Grok pode ser um chatbot rapidamente atualizado com novas informações.

Origem do Grok

O nome do chatbot foi inspirado no livro de ficção científica intitulado “Estranho em uma Terra Estranha”, escrito por Robert Heinlein. No enredo do livro, “grok” é uma palavra na língua marciana que significa absorver algo profundamente.

O bilionário Elon Musk fundou a startup xIA em julho, recrutando pesquisadores com experiência em instituições de tecnologia como OpenAI, a criadora do ChatGPT, que ganhou destaque no mercado. Além disso, a equipe da xIA conta com profissionais que também têm passagens pela Google DeepMind, Tesla e Universidade de Toronto.

O Grok está atualmente disponível apenas para um número limitado de usuários nos Estados Unidos. No entanto, aqueles que desejam obter acesso antecipado podem se inscrever na lista de espera. O registro pode ser feito através de uma conta no serviço X.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *