Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA), diversas empresas começaram a utilizar a tecnologia para se conectar com o público, analisar dados, otimizar processos e criar conteúdos. Para aprofundar o tema da IA na Gestão de Redes Sociais, o podcast O Buzz convidou Hector Muniz (CMO da Agência Koko), Bruno Braga (Diretor de Novos Negócios e Marketing da Buzzmonitor) e Jéssica Xisto (Mentora de IA aplicada às redes sociais da Xisto Media) para mostrar os benefícios da IA na prática.
O que são ferramentas de Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é um campo científico da informática que utiliza algoritmos e técnicas de aprendizado de máquinas para criar ferramentas capazes de exibir comportamentos inteligentes, como tomar decisões, resolver problemas, responder perguntas, escrever textos, analisar dados, etc. A IA faz com que “as máquinas pensem como seres humanos”, dentro de cada programação específica.
Nos últimos anos, a aplicabilidade da Inteligência Artificial cresceu para diversos tipos de ferramentas, com diferentes objetivos, desde assistentes virtuais até a gestão de redes sociais, que é o tema abordado no Episódio 4 do Podcast O Buzz.
IA na gestão de redes sociais
Durante a conversa, Hector Muniz, CMO da Agência Koko, compartilhou insights sobre como aproveitar as tecnologias de IA, como o Chat GPT, para inspirar ideias inovadoras em uma campanha de mídia social. Ele também destacou como essa tecnologia possibilita uma abordagem mais personalizada, adaptando os conteúdos de acordo com as preferências e interesses de diferentes segmentos de audiência.
“É totalmente possível utilizar a IA para segmentar e personalizar essa experiência de forma eficaz, utilizando uma técnica chamada engenharia de prompts. Através desses prompts muito bem formulados, conseguimos extrair insights precisos e relevantes dos dados dos usuários, possibilitando uma personalização bastante profunda”, explicou Hector.
Além disso, Muniz mencionou como utiliza a IA para aprimorar os títulos e textos de anúncios, mostrando sua importância na criação de conteúdos mais envolventes e eficazes.
Por outro lado, Bruno Braga, Diretor de Novos Negócios e Marketing da Buzzmonitor, uma plataforma de gestão de social media e relacionamento multicanal, ressaltou que a inteligência artificial está revolucionando a interação entre empresas e consumidores.
Ele compartilhou algumas soluções de IA para empresas oferecidas pela plataforma, como a classificação automática de sentimentos, a classificação de interesses do público e a análise de dados de social listening – itens que proporcionam uma compreensão mais profunda do público, de suas necessidades e preferências.
IA no Relacionamento com o Cliente
Em relação ao relacionamento com o cliente, Bruno destaca a importância da IA em várias frentes, como na geração de respostas, sugestão de tags para atendimento, edição de comentários e ajuste do tom das mensagens. Ele compartilhou um caso de sucesso da Buzzmonitor, em que a implementação da IA resultou em uma redução significativa no tempo de resposta, chegando a até 70%.
Braga também ressaltou que a IA também desempenha um papel crucial na triagem de reclamações e consultas, permitindo que as empresas ofereçam uma experiência ao cliente mais eficaz. “Utilizar inteligência artificial no relacionamento com o cliente é muito útil para empresas que têm problemas simples a serem respondidos, que não necessariamente precisam de um humano”, comentou Bruno.
Além disso, Jéssica Xisto, mentora de IA aplicada às redes, ressaltou o potencial da IA para aprimorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e automatizar tarefas repetitivas. Ela enfatizou como a IA pode oferecer um atendimento ao cliente personalizado e ágil, além de facilitar a análise de dados em tempo real para identificar tendências de mercado e necessidades dos clientes.
“Ela não apenas aumenta a produtividade e o rendimento da empresa, mas também resulta em uma melhoria na experiência do cliente, levando a uma maior satisfação e aumentando a chance de fidelização à marca.”, conclui Jéssica.
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