Instagram muda o algoritmo e vai penalizar quem copia conteúdo

A plataforma anunciou um novo sistema de recomendações com priorização de conteúdos originais e maior alcance para contas menores.

O Instagram anunciou atualizações no seu algoritmo de recomendação de conteúdo para priorizar conteúdos originais e ampliar a distribuição de contas menores. A principal mudança será na penalização de contas que publicam conteúdos copiados de outras pessoas, que perderam espaço de recomendação na rede social.

Segundo a rede social, o foco principal da mudança são perfis que replicam conteúdo de outras contas mais de 10 vezes em 30 dias. Fotos e vídeos não originais não serão exibidos na aba “Explorar” do Instagram ou nas recomendações do feed principal. A mudança deve acontecer nos próximos meses. 

As contas afetadas poderão ter suas postagens recomendadas novamente 30 dias após a última vez que repostaram o conteúdo de outros perfis. Além disso, o Instagram substituirá o conteúdo copiado pela postagem original do criador nas recomendações, utilizando um sistema que verifica se os conteúdos são idênticos com base em sinais sonoros e visuais.

As mudanças se aplicam apenas às recomendações, portanto, o conteúdo repostado ainda estará visível no perfil ou no feed. Além disso, quando a plataforma encontrar um conteúdo republicado, ela adicionará um rótulo com o link para o criador de conteúdo original, que serão visíveis para os seguidores da conta que replicou conteúdo.  

Recomendações de Reels vão beneficiar contas menores

Com a atualização no algoritmo, o Instagram também anunciou uma mudança na forma como os Reels são recomendados ao público. Os vídeos curtos serão submetidos a testes, nos quais os conteúdos serão mostrados a um público pequeno com interesse no tema do vídeo e aqueles conteúdos com melhor desempenho nesse grupo serão exibidos para um público maior, ampliando os interesses.

Dessa forma, se uma pessoa publica um vídeo sobre Stand-Up, esse Reels será recomendado para pessoas interessadas no assunto. Se o conteúdo obtiver um bom desempenho, será exibido para pessoas que apreciam comédia. E se continuar a ter uma boa aceitação, será exibido para pessoas interessadas em entretenimento em geral.

Segundo a plataforma, essas medidas visam proporcionar uma distribuição mais equitativa e justa de conteúdo na plataforma e devem ser benéficas para pequenos criadores de conteúdo, que antes não tinham o mesmo alcance nas recomendações. 

“Historicamente, devido à forma como classificamos o conteúdo, os criadores com muitos seguidores e agregadores de conteúdo republicado obtiveram mais alcance nas recomendações do que os criadores de conteúdo originais menores”, informou o Instagram.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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