Itaú, Wizard e Volkswagen foram as marcas com maior presença nas fotos do público no The Town, segundo estudo da Buzzmonitor. A estratégia que garantiu maior share of image às marcas foi a construção de grandes estruturas e plataformas instagramáveis para que o público fizesse fotos no local.
O festival aconteceu entre 2 e 10 de setembro, em São Paulo, e contou com mais de 80 artistas nacionais e internacionais. Os shows foram assunto em alta nas conversas do público nas redes sociais.
Os dados são de um estudo da Buzzmonitor, realizado com inteligência artificial de Brand Logo Detection. Ao total, foram coletadas 58.254 imagens do evento no Instagram, monitorando as hashtags oficiais do festival: “thetown”, “thetown2023”, “thetownfestival” e “#issoéthetown”. Dessas, 7.389 continham alguma logomarca.
A logomarca mais comum nas imagens foi a do próprio evento, presente em 1.672 fotos, tanto em material promocional do festival quanto em fotos do público posando em frente a letreiros e plataformas.
Maior Share of Image no The Town
O Itaú, que foi patrocinador oficial do The Town, liderou a presença em fotos do público, com a logo detectada em 451 imagens. Uma contribuição para esse número veio da exibição da logomarca do banco no topo da roda gigante, que apareceu em fotos de muitas pessoas. A Volkswagen, também patrocinadora, esteve presente em 141 registros do festival. A empresa criou um painel em LED que os participantes usaram para tirar fotos.
A escola de idiomas Wizard, que não estava fisicamente presente no evento, conseguiu destaque com uma estratégia diferente. A logo da empresa apareceu em 211 fotos no Instagram com as hashtags do The Town após a escola lançar conteúdo e trends relacionados ao festival, que foram compartilhados nos perfis de unidades da Wizard em todo o país.
Já algumas marcas de moda, como Nike, Adidas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a camisa da seleção, também apareceram nas imagens. Essas aparições se devem ao público que escolheu usar peças dessas marcas durante o festival.
Seis dos 10 patrocinadores oficiais do The Town estiveram no top 20 de marcas com maior share of image do evento. No entanto, Vivo, Porto, Riachuelo e Ifood não conseguiram se destacar entre as 20 principais em termos de participação nas imagens coletadas.