Marketing de influência: 68% dos anunciantes pretendem aumentar o investimento em 2024

De acordo com pesquisa da Influency.me, o TikTok cresceu como plataforma de Marketing de Influência.

O marketing de influência foi um recurso usado por 53% das empresas em 2023 e para o próximo ano 68% desse grupo pretende aumentar o investimento. As informações foram divulgadas pelo estudo “Dados e Insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024”, elaborado pela Influency.me.

O Marketing de Influência é uma estratégia que envolve a colaboração entre marcas e influenciadores. O objetivo é utilizar a credibilidade desses indivíduos para impactar positivamente a percepção e decisões de compra do público-alvo de uma marca.

O estudo também indicou que 29% dos entrevistados devem manter o investimento feito em 2023 e apenas 3% pretendem diminuir. A pesquisa da Influency.me ouviu 300 respondentes, entre influenciadores, agências, assessores e marcas.

Em relação a escolha das redes sociais, a pesquisa indica que o Instagram é o canal mais usado, estando presente em todas as ações de nichos.

No entanto, o estudo mostra também a importância que o TikTok vem ganhando. Em 2022, 35% das marcas entrevistadas ativaram influenciadores no TikTok, já em 2023 o número foi para 60%. Quanto ao YouTube, 41% das marcas ativaram influenciadores em 2023. 

Desafios no marketing de influência

Também foram revelados os desafios enfrentados no marketing de influência em 2023, com 69% das marcas citando a busca pelo influenciador ideal como um obstáculo, seguido por 48% que mencionam a geração de bons resultados e 42% apontando a coleta de métricas como desafiadora.

Quanto ao gerenciamento do investimento, 50% gerenciam a estratégia internamente, com profissionais que também executam outras funções. Já 32% gerenciam internamente, com profissionais exclusivos para a função; e 18% gerenciam externamente, contratando uma agência especializada.

Em relação ao uso de software especializado, apenas 50% utilizam e 50% acompanham a gestão do marketing manualmente. 

Ao avaliar influenciadores para contratação, a taxa de engajamento é o principal critério para 79% das marcas, enquanto 35% consideram o número de seguidores. Os motivos para desistência incluem estouro do orçamento (80%), demora para retorno de propostas (44%), falta de nota fiscal (35%) e indisponibilidade de dados para contato (35%).

O estudo destaca também um aumento na recorrência das parcerias, com 82% das marcas contratando influenciadores mensalmente em 2023, em comparação com 59% em 2022. Além disso, 32% preferem manter contratos de longo prazo.

Como as agências usaram o influencer marketing

No âmbito das agências, 72% investiram em marketing de influência em 2023, 24% a mais do que as marcas. Dentre essas, 50% apresentaram projetos criativos para gerar demanda, enquanto 73% das que não investiram não possuíam uma frente específica para atrair demanda.

Os objetivos dos clientes ao adotar o marketing de influência, segundo as agências, são visibilidade (awareness), com 42%; posicionamento (branding), com 30%; e conversão (vendas, downloads, cliques), com 28%.

Quanto à remuneração das agências, 30% cobram por horas trabalhadas, 6% ficam com até 10% do orçamento total da campanha, 37% com valores de 10% e 20% do orçamento, 19% com valores de 20% e 30% do orçamento, e 8% com mais de 30% do orçamento total.

Com base nos resultados de 2023, 82% dos entrevistados de agências que utilizam a estratégia em 2023 vão recomendar que os clientes aumentem o investimento direcionado às campanhas de influenciadores digitais. Enquanto 18% vão sugerir a manutenção dos investimentos atuais.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *