“Memórias Póstumas de Brás Cubas” lidera lista de mais vendidos da Amazon dos EUA após viralizar no TikTok

O livro de Machado de Assis ganhou popularidade nos Estados Unidos após uma TikToker postar um vídeo elogiando a obra.

O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” se tornou o mais vendido na categoria de ficção latino-americana na Amazon dos Estados Unidos, após viralizar no TikTok com a resenha da influenciadora Courtney Henning Novak.

Tudo começou quando Courtney iniciou o desafio “Read Around The World” (Ler ao Redor do Mundo), em que se propôs a ler um livro de cada país em ordem alfabética. Ao chegar a letra B, seus seguidores recomendaram a obra de Machado de Assis para representar o Brasil. No último dia 16, antes mesmo de terminar a leitura, ela compartilhou um resenha tecendo diversos elogios ao autor e à tradutora, Flora Thomson-Devaux.

“Estou lendo este livro para o Brasil, como parte de um projeto de leitura global. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito?” comentou Courtney em seu vídeo, que alcançou 876 mil visualizações e 171 mil curtidas até a manhã desta quarta (22).

“A minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, brincou.

@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ♬ original sound – Courtney Henning Novak

O sucesso do vídeo catapultou a obra de Machado de Assis ao status de best-seller na Amazon dos Estados Unidos. Além disso, a obra também ocupa o nono lugar como e-book. A versão em inglês do livro superou títulos como “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez, e “O Labirinto da Solidão”, de Octavio Paz.

livros mais comprados na amazon
Os livros mais vendidos na categoria de ficção latino-americana e caribenha. (Imagem: Reprodução/Amazon)

A repercussão do vídeo também atingiu os leitores brasileiros, que começaram a compartilhar seus trechos favoritos e a exaltar a obra nas redes sociais. Muitos usuários enalteceram a literatura brasileira e defenderam a inclusão de clássicos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” no currículo escolar, para que sejam mais conhecidos pelos mais jovens.

Confira a reação dos brasileiros nas redes sociais:

tweet repostando o inicio de memorias postumas de brás cubas

tweet falando sobre memorias póstumas de brás cubas

tweet defendendo a importância da obra de machado de assis nas escolas

(Imagens: Reprodução/TikTok)

Leia também: 

Chico Bento no Shopping, Aespa e Leo Santana: confira os memes da semana

62% das pessoas acreditam que falta de habilidades com IA prejudica profissionais, aponta pesquisa

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *