Meta anuncia 28 assistentes de IA, concorrente do ChatGPT e óculos inteligente

Durante o evento Meta Connect, a empresa revelou uma assistente de conversação e IA generativa de imagens.

Nesta quarta-feira (27), a Meta anunciou um assistente de conversação com inteligência artificial (IA), o Meta AI. Este assistente é um chatbot que concorre com o ChatGPT, da Open AI, e o Bard, do Google. A novidade está disponível para uso em aplicativos de propriedade da empresa, como o Facebook, Messenger e Instagram.

O Meta AI é impulsionado por um modelo personalizado, que faz uso da tecnologia do Llama 2. Ele se destaca por sua capacidade de fornecer respostas baseadas em texto. Além disso, uma parceria de pesquisa com a Microsoft, através do buscador Bing, concede ao assistente acesso a informações em tempo real.

Novidades da Meta com IA

Em um comunicado oficial, a Meta também revelou 28 assistentes de IA para mensagens, projetados para WhatsApp, Messenger e Instagram. Esses chatbots variam em personalidade e tiveram as vozes gravadas por celebridades, como Charli D’Amelio, Snoop Dogg e Tom Brady.

Outra revelação do evento foi o “Emu”, uma IA generativa de imagens desenvolvida pela empresa. A ferramenta possui a capacidade de criar imagens de alta resolução em apenas cinco segundos, tudo a partir de comandos de texto. A Meta planeja integrar o recurso aos seus aplicativos, o que permitirá aos usuários criar facilmente stickers em suas conversas no WhatsApp, assim como aplicar filtros para alterar imagens no Instagram, tudo com base em solicitações por escrito.

Óculos em colaboração com a Ray-Ban

Além disso, a Meta anunciou novos modelos de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban. Esses óculos, equipados com o Meta AI, permitem a transmissão ao vivo no Instagram, possibilitando que criadores de conteúdo compartilhem suas experiências em tempo real com seu público.

Os óculos incluem  fones de ouvido discretos e um microfone para comandos de voz. O aparelho também é equipado com uma câmera grande-angular de 12 MP, 32 GB de memória e a duração de bateria de até 36 horas de uso.

O futuro com Meta IA

Em um post no seu perfil pessoal do Instagram, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou um vídeo promocional das novas IA’s mostrando as facilidades que as ferramentas podem trazer para o dia a dia dos usuários.

“Eu construí Jarvis como minha primeira IA doméstica há um tempo. Desde então, tenho trabalhado com meta engenheiros e algumas pessoas incríveis para construir um monte de IAs que todos vocês podem usar para realizar tarefas ou apenas se divertir. Você os conhecerá em breve no Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger. Aproveite!”, escreveu Zuckerberg.

 

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *