Nesta terça-feira (6), a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e Threads, anunciou seus esforços para identificar e rotular conteúdos produzidos por ferramentas de inteligência artificial publicados pelos usuários em suas três plataformas de rede social.
Nos próximos meses, a Meta começará a adicionar o rótulo “Criado com IA” em fotos, vídeos e áudios artificiais criados por ferramentas fornecidas por empresas como Google, Microsoft, OpenAI, Adobe, Midjourney e Shutterstock, de acordo com a empresa. Imagens geradas por ferramentas próprias da Meta já são rotuladas.
“Muitas vezes, as pessoas se deparam pela primeira vez com conteúdos gerados por inteligência artificial, e os nossos usuários nos disseram que apreciam a transparência em torno dessa nova tecnologia”, comentou Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.
A empresa anunciou que seguirá utilizando essa abordagem ao longo do ano, em que ocorrerão diversas eleições importantes ao redor do mundo. De acordo com um levantamento da BBC Brasil, mais de 50% da população mundial estará indo às urnas. Países como Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia, Reino Unido e Taiwan estão entre aqueles que escolherão representantes este ano.
A Meta afirmou que o conteúdo gerado por inteligência artificial também será sujeito à verificação de fatos por seus parceiros independentes de checagem, garantindo que as pessoas tenham acesso a informações precisas quando se depararem com conteúdo semelhante na internet.
Leia também:
Meta anuncia medidas para proteção de adolescentes no Instagram e Facebook