Mulheres lideram produção de conteúdo sobre o São João nas redes sociais

Estudo da Agência Ampla monitorou os tópicos mais comentados sobre a festa junina nas redes sociais.

O mês de junho é marcado por uma das maiores festividades do Brasil: o São João do Nordeste. E o tema reverbera também no ambiente digital. Nas redes sociais, as mulheres foram as maiores responsáveis pela produção de conteúdo sobre a data, segundo pesquisa realizada pela Agência Ampla. 

O estudo de social listening monitorou os tópicos mais comentados sobre a festa junina nas redes sociais, além do perfil das pessoas e das marcas que comentaram sobre a festa. O monitoramento foi realizado entre os dias 1º de março e 23 de maio. No total, 25 mil menções ao São João foram identificadas através de busca por palavras-chave. 

As mulheres foram responsáveis por 44% das publicações sobre o São João. Além disso, elas também são as principais criadoras de conteúdo. Entre as usuárias analisadas pela pesquisa, quase um terço delas (33%) falaram sobre receitas, maquiagem e decoração. 

Os homens corresponderam a 22% do público e falavam principalmente sobre música, festas e comida. Perfis de marcas também publicaram sobre o assunto e representam 34% de todas as postagens. O foco principal das empresas era a divulgação de eventos e patrocínio de festas juninas. 

 

Instagram foi a rede social preferida para falar sobre São João

O monitoramento identificou que o Instagram foi a mídia social favorita das marcas e usuários que falaram sobre o São João. De todas as interações sobre a data, 55% delas aconteceram por lá e os assuntos mais comentados foram festas, vestuário e músicas. 

O Twitter ocupa o segundo lugar como a rede mais usada para comentar sobre o assunto, com 21% das menções. 

Já o TikTok foi a terceira rede mais usada para comentar sobre o tema, com 10% de participação. Tanto no Instagram quanto no TikTok, 15% do conteúdo abordava receitas juninas com foco em comidas típicas nordestinas. 

O YouTube foi a plataforma responsável por 8% da conversa sobre o tema e o Facebook, 6%. Em todas as mídias sociais temas como decoração, DIY e artes manuais foram muito comentados. 

 

Temas relacionados

A pesquisa concluiu que a “#Saojoao” foi a hashtag mais utilizada pelo público nordestino. No entanto, em outras regiões, como Sul e Sudeste, os usuários utilizaram mais “#festajunina” para comentar sobre as festividades. 

Em um recorte do público nordestino, entre as conversas geradas sobre o tema, a Ampla identificou que festas e atrações presenciais foram o principal assunto nas redes sociais, com 19% das menções na região. 

O tópico de comidas ficou em segundo lugar, com 16% das menções. As interações aconteceram principalmente pelo Instagram e TikTok. Entre as receitas mais procuradas estavam bolos (27%), caldos e sopas (18%) e sobremesas (14%). 

O monitoramento revelou, ainda, que o público também estava interessado na experiência de preparar o próprio alimento. 

As conversas sobre músicas do período junino também movimentaram as redes sociais com diversos relatos sobre forró e apresentações de quadrilha. As famosas dancinhas do TikTok marcaram presença por elogios e críticas.

 

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