Uma pesquisa da Buzzmonitor revela que as conversas sobre marcas veganas são lideradas pelo público feminino, representando 53,1% do total, seguido pelo público masculino, com uma parcela de 46,9%. Os resultados do monitoramento realizado pela plataforma Trends durante o período de 3 de agosto a 3 de outubro também apontam para um sentimento positivo nos posts (79,5%).
A pesquisa mapeou publicações de influenciadores e veículos de comunicação que mencionaram os termos “vegano”, “vegana”, “veganismo” e “vegan” nas redes sociais.
No período, esses termos foram mencionados em 33.995 publicações, com a maioria dessas discussões ocorrendo no Instagram, (77,5%). O Facebook ocupou a segunda posição, com 15,4% das postagens, seguido pelo X, antigo Twitter, que registrou 7,18% das menções.
A pesquisa também enfatizou o impacto do Instagram na expansão do alcance das marcas e na criação de conexões sólidas com os consumidores, particularmente no setor de beleza e cosméticos e alimentação. Marcas como Fazenda Futuro e Above lideraram em termos de engajamento nos posts do Instagram, acumulando 14.3 mil e 10.9 mil interações, respectivamente.
O Boticário (10.4 mil interações), Impala (8.7 mil interações) e Colorama (8 mil interações) também são mencionadas em relação ao engajamento. Além disso, influenciadores digitais desempenharam um papel importante na promoção de produtos de beleza e cosméticos, impulsionando ainda mais o envolvimento do público.