Na Black Friday, consumidores devem gastar 62% a mais em relação a 2022, indica estudo

Segundo pesquisa da Miliuz, 95,2% dos respondentes estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras.

De acordo com a pesquisa “Intenção de Compra Black Friday 2023”, da Meliuz, os consumidores estão prontos para gastar mais este ano. O valor médio gasto na black friday, marcada para 24 de novembro, deve aumentar em  62% em comparação com 2022.

O estudo, que ouviu 1.013 pessoas em agosto, revelou que 95,2% dos entrevistados planejam aproveitar a data para fazer suas compras. Em relação aos valores gastos, 32% planejam investir mais de R$ 1.000 reais.

Apenas 1,1% dos entrevistados pretende gastar até R$ 99, enquanto 11,7% planejam gastar entre R$ 100 e R$ 299. Um total de 12% está disposto a gastar até R$ 499 e 11,9% estão planejando desembolsar até R$ 999. Além disso, 17,7% dos entrevistados têm a intenção de gastar até R$ 2.999, enquanto 14,2% estão dispostos a investir R$3.000 ou mais.

Itens favoritos na Black Friday

Quanto às compras da Black Friday, a pesquisa revela que 50,9% dos entrevistados vão aproveitar a data para adquirir produtos de desejo. Além disso, 18,3% planejam substituir itens antigos ou repor o que parou de funcionar. Outros 8,1% vão antecipar suas compras de presentes de Natal e 7,9% planejam estocar produtos de uso regular. Há também 14,8% com outras intenções para as compras da data.

Em relação às categorias de produtos, eletrônicos e informática lideram com 49,2% da intenção de compra, seguidos de perto por eletrodomésticos e eletroportáteis, com 44,8%. Roupas ocupam o terceiro lugar com 30,8%, seguidas de acessórios e calçados (27,7%) e perfumes e cosméticos (21,5%).

Móveis e decoração (16,3%) também estão na lista de desejos, assim como livros (15,4%), alimentos e bebidas (14,8%), viagens (11,3%) e jogos e consoles (9,5%).

Buscas pelos preços

Quanto à pesquisa de preços, 39,2% dos entrevistados já começaram a busca pelos melhores negócios. Para 20,4%, a pesquisa começa um mês antes do evento, e para 15,1% dois meses antes. 

Há também 8,4% dos consumidores que pesquisam na semana da Black Friday e 7,5% que iniciam duas semanas antes. Além disso, 6,6% dos consumidores admitiram não pesquisar antes de comprar e 2,9% preferem pesquisar no próprio dia da Black Friday.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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