No último domingo (20), ocorreu a final da Copa do Mundo Feminina de 2023, com a Espanha vencendo a Inglaterra. No entanto, foi Lionel Messi quem se destacou nesse período.
De acordo com dados divulgados pelo Buzzmonitor Trends, do dia 20 até às 9h30 do dia 21, foram registradas um total de 21.310 postagens nas redes sociais relacionadas aos seguintes termos ligados ao campeonato: copa, final, mundial, futebol feminino, espanha, Inglaterra e Sydney (local em que ocorreu a final).
Entre os quatro principais posts no Facebook, durante esse período que incluem os termos monitorados, Messi, que venceu a Copa das Ligas no sábado anterior (19), apareceu nos dois primeiros resultados. Os outros posts foram do TNT, agradecendo pela jornada na Copa Feminina, que recebeu 24,3 mil interações, e outro post lamentando a morte do pai jogadora espanhola, Olga, com 29.2 mil interações
Visibilidade dispersa
No Instagram, a situação se repetiu, com os dois primeiros lugares no ranking de postagens também sendo ocupados por eventos esportivos masculinos. O primeiro lugar foi da celebração da equipe de e-sports Loud, que estava na final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), com 75,3 mil interações.
Seguido pela postagem sobre a vitória de Messi, que recebeu 52,8 mil interações. As outras duas postagens tratavam de jogadoras que se destacaram na Copa do Mundo Feminina (20,9 mil interações) e a notícia do falecimento do pai da jogadora (16,4 mil interações).
Assuntos mais comentados
No antigo Twitter, agora X, a Copa do Mundo Feminina teve mais visibilidade, com três dos quatro principais posts sendo notícias relacionadas à final do Mundial Feminino: mencionando o pai da espanhola, a vitória da Espanha no título e as expectativas para a final.
Apesar disso, o tópico da Copa do Mundo Feminina ocupou a 35ª posição entre os assuntos mais comentados no momento, com “Espanha” sendo o único termo associado ao campeonato a figurar nos trending topics em 20/08, com um total de 73 vezes.
Entre os tópicos populares do dia estavam Alcaraz (tenista que perdeu para Djokovic no Masters 1000 de Cincinnati), #Fantastico, Faustão, KCON (convenção anual de K-POP nos Estados Unidos e Japão), Mister M, Taubaté, Maurício Kubrusly, Retrato Falado, É o Tchan e ET de Varginha.
Leia também:
Eliminação do Brasil na Copa no Mundo rende mais de 230 mil menções no X
Copa do Mundo Feminina: Marta é destaque em 34% dos top posts, aponta estudo
Fifa vende todas as cotas de patrocínio da Copa do Mundo Feminina de 2023