Os nano influenciadores, aqueles que possuem entre 1 mil e 10 mil seguidores, são líderes em engajamento no Instagram e no TikTok, segundo o Relatório Anual Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil, realizado pela HypeAuditor. O grupo apresenta uma taxa média de engajamento de 3,2% no Instagram e de 10,59% no TikTok.
Em segundo lugar no Instagram aparecem os micro influenciadores, que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores, com uma taxa de 1,6% de engajamento.
Enquanto isso, os macro influenciadores, mega influenciadores e celebridades, com mais de 500 mil seguidores, têm uma taxa de engajamento ligeiramente menor, registrando 1,5%. Já os influenciadores de médio porte, que possuem entre 50 mil a 500 mil seguidores, apresentam o menor engajamento médio, com apenas 1,4%.
Na rede social da Meta, a taxa de engajamento é calculada considerando o número total de curtidas e comentários, os quais são divididos pelo número total de seguidores e multiplicados por 100%.
Destaque para o Instagram
Ainda de acordo com o estudo, os nano influenciadores representam 79,1% de todos os criadores no Instagram, enquanto os micro influenciadores compõem 15,9% do total. Já os influenciadores de médio porte representam apenas 4,5%, enquanto os macro influenciadores possuem 0,2%, assim como os mega influenciadores e celebridades.
Além disso, o estudo destaca o Instagram como a plataforma de marketing dominante, sendo preferida por 89% dos especialistas. A pesquisa indica que 87% dos usuários tendem a fazer alguma ação ao se depararem com informações sobre produtos em posts na plataforma. As ações são: seguir uma marca, visitar uma loja física e efetuar compras.
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Influenciadores nas outras plataformas
Nesse contexto, outras plataformas estão ganhando destaque, como o TikTok, que é a plataforma de mídia social de crescimento mais rápido. A rede social tem 1,6 bilhão de usuários ativos globalmente. No Brasil, a maioria é composta por mulheres (63%), das quais 47% têm 24 anos ou menos.
E os nano influenciadores também são maioria no TikTok, representando 53,1% dos criadores de conteúdo nesta plataforma, com uma taxa de engajamento média de 10,59%.
No entanto, para calcular a Taxa de Engajamento (ER) no TikTok, é utilizada uma fórmula distinta daquela empregada na Meta. Lá o número total de curtidas, comentários e compartilhamentos é somado e dividido pelo número total de visualizações, resultando em um produto que é então multiplicado por 100%.
Já o YouTube é o principal destino para conteúdos relacionados a videogames, pessoas, blogs e entretenimento. Com uma base de usuários majoritariamente masculina, onde 64% dos usuários brasileiros têm entre 18 e 34 anos, o YouTube é considerado pelos profissionais de marketing como a plataforma mais importante para o marketing de influência, com 56% deles destacando os conteúdos desta rede como cruciais.
Marcas com maior engajamento
Em relação às marcas mais mencionadas pelos influenciadores no Brasil, a Shein lidera no Instagram, com 29 mil menções feitas por 9.600 criadores. Ela é seguida pelo O Boticário, com 7 mil influenciadores citando a marca 13 mil vezes. A Netflix ocupa o terceiro lugar, sendo mencionada por 6.800 influencers, totalizando 12.200 menções.
No TikTok, globalmente, Netflix, Target e Amazon emergem como as marcas mais discutidas, embora o estudo não forneça números específicos sobre as menções.
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