A pesquisa “Most Influential Celebrities 2023” da Ipsos definiu Nathalia Arcuri como a celebridade brasileira mais influente do ano. Nathalia é uma jornalista, apresentadora e especialista em finanças. Além disso, ela é a criadora do Canal no YouTube “Me Poupe”, que foi pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro e atualmente é o maior canal sobre finanças do mundo.
No ano de 2022, Nathalia ocupava a terceira posição na lista, ficando atrás da modelo Gisele Bündchen e da cantora Iza. No entanto, este ano, ela conquistou o primeiro lugar, com a atriz Paolla Oliveira em segundo lugar, seguida por Gisele em terceiro, a chef argentina Paola Carosella em quarto e o apresentador e atleta paraolímpico Fernando Fernandes em quinto.
O ranking leva em consideração nove critérios diferentes, cada um com pesos específicos, para estabelecer a influência das celebridades. A confiança e a credibilidade ocupam 19% da nota na avaliação, assim como a modernidade e a conexão jovem também possuem o mesmo peso (19%).
Além disso, outros critérios incluem sucesso (18%), bom exemplo (10%), beleza (10%), alegria e carisma (9%), engajamento e causas sociais ou ambientais (6%), diversidade (5%) e hábitos saudáveis (4%). A pesquisa contou com a participação de 2 mil pessoas, entrevistadas entre 27 de julho e 7 de agosto de 2023, nas cinco regiões do Brasil.
Nathalia Arcuri no 1º lugar
A escolha de Nathalia Arcuri como a celebridade mais influente se deve ao desempenho no critério de confiança e credibilidade, que avaliam autenticidade, experiência e acessibilidade das celebridades, assim como em sucesso, que investiga trabalhos marcantes.
Outros destaques incluem a atriz Paolla Oliveira e a modelo Gisele Bündchen, que tem visibilidade no critério Beleza, enquanto a chef Paola Carosella obteve um bom desempenho em confiança e credibilidade. Por outro lado, Fernando Fernandes conquistou o primeiro lugar no critério hábitos saudáveis e bom exemplo.
Ao comentar sobre o ranking, Mariana Andrade, gerente sênior da área de Pesquisa de Criatividade e Comunicação da Ipsos e responsável pelo estudo, disse que: “celebridades com credibilidade em temas específicos como finanças, alimentação e auto estima, ganharam relevância”.
Mariana também apontou três tendências reveladas pela pesquisa: o crescente papel do digital como canal de acesso às celebridades, a busca por maior identificação e a busca por relevância.