Nestlé lidera ranking de memorabilidade entre consumidores brasileiros em 2023

Estudo do YouGov também indicou que Americanas foi a marca com pior desempenho no país.

A Nestlé obteve a melhor classificação na memória do consumidor no Brasil em 2023, conforme revelado pelo Ranking divulgado pela YouGov. A consciência da publicidade expressa a porcentagem de pessoas no país que se lembram de ter visto um anúncio da empresa.

O título de “Anunciante do Ano” foi conferido à Nestlé devido a um aumento de 20,6 pontos entre o ponto mais baixo e mais alto de desempenho ao longo do ano passado.

Por outro lado, a Americanas registrou a pior performance no Brasil em 2023, com uma queda de 25,9 pontos durante o ano. O estudo atribuiu isso à crise financeira enfrentada pela empresa. 

O setor de alimentos se destacou no ranking anual de 2023, com a Nestlé liderando o Top 5, seguida por Qualy (+17,4 pontos), Sadia (+16), Perdigão (+15,8) e Seara (+15,1).

Campanhas realizadas pelos anunciantes do ano

Apesar de serem do mesmo setor, as campanhas realizadas pelos principais anunciantes refletem estratégias variadas. A Nestlé alcançou sua maior pontuação em setembro e lançou duas campanhas em canais de mídia social. Uma destacando um novo produto, o Choco Trio, e outra promovendo seu programa de contratação de talento jovem no Instagram.

Já a Qualy atingiu sua pontuação máxima em junho durante uma campanha no Instagram em colaboração com Ary Fontura, para promover potes colecionáveis relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em maio, a Sadia obteve sua maior pontuação na consciência da publicidade durante uma campanha para o Dia das Mães com Déa Lúcia, mãe do humorista Paulo Gustavo.

Tanto a Perdigão quanto a Seara alcançaram seu melhor desempenho em consciência da publicidade durante a temporada de fim de ano.

A Perdigão colaborou com a companhia aérea Gol na campanha “Chester Nas Alturas”, oferecendo uma ceia de Natal a 150 passageiros dos voos São Paulo-Punta Cana (República Dominicana). Enquanto isso, a Seara executou várias ações nas redes sociais revelando produtos e iniciativas para o Natal e o Ano Novo.

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  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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