Pesquisa aponta Nubank como o banco digital mais popular do país, presente em 51% dos celulares

Estudo da Opinion Box e Mobile Time 61% dos brasileiros já encomendou produtos pelo WhatsApp.

O Nubank é o banco digital mais utilizado pelos brasileiros em smartphones, com uma taxa de adoção de 51%. Os dados são da pesquisa “Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, conduzida pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time em agosto. A pesquisa envolveu entrevistas com 2.044 pessoas que acessam a internet e possuem smartphones em todo o país.

A liderança do Nubank é ainda mais expressiva entre os jovens, com 64% dos brasileiros entre 16 e 29 anos que possuem smartphones tendo uma conta no banco. Além disso, o ele é mais popular nas classes C (51%) e D/E (52%) do que nas classes A e B (44%).

Entre outros bancos digitais e carteiras digitais, o PicPay é o segundo mais usado, com 39%, seguido pelo Mercado Pago com 32%. O Paypal é usado por 26% das pessoas, o C6 por 22%, e o Inter por 21%. O Pagbank/Pagseguro é usado por 20% dos entrevistados, o AME por 18%, e o 99pay também por 18%. O RecargaPay é utilizado por 17%, o Iti por 11%, e 5% das pessoas não possuem conta em bancos ou carteiras digitais.

Hábitos de pagamento

Em relação aos hábitos de pagamento, a pesquisa revela que 82% dos entrevistados realizaram algum pagamento por QR Code em agosto de 2023, representando um aumento de 9% em comparação com o ano anterior. Nos últimos 30 dias, 64% das pessoas fizeram pagamentos presencialmente usando QR Code, enquanto 38% utilizaram a aproximação do smartphone.

No entanto, o cartão físico continua sendo a opção favorita em lojas físicas, com 63% de preferência, seguido pelo smartphone (20%), usado com aproximação, QR Code ou Pix.

Quanto aos métodos de pagamento, 13% das pessoas preferem usar dinheiro, 1% opta pelo carnê e 3% preferem outros métodos . Também há mudanças com o hábito de sair com a carteira, 36% dos brasileiros sempre a levam consigo e nunca pagam com o smartphone, uma queda em relação aos 42% registrados seis meses antes.

No mesmo período, a proporção de pessoas que sempre levam a carteira e às vezes pagam com o dispositivo aumentou de 33% para 38%. Os que não saem mais com a carteira porque sempre pagam com o smartphone permaneceram estáveis em 10%, enquanto aqueles que fazem isso ocasionalmente correspondem a 16%.

Comércio digital

No que diz respeito ao comércio digital, 83% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 30 dias, representando um aumento de 3% em relação aos últimos seis meses. A Shopee é o aplicativo de compras favorito de 21% dos consumidores móveis do país, seguido pelo Mercado Livre (16%), IFood (13%) e Amazon (12%). A Shein entrou na lista pela primeira vez, com 5%. Outras opções incluem Livelo (5%), Magazine Luiza (5%), Americanas (3%), e o WhatsApp, que é usado por 3% das pessoas. Outros aplicativos somam 17%.

O estudo também revelou que 61% dos brasileiros já encomendaram algum produto ou serviço pelo WhatsApp. Além disso, o Instagram registrou o maior crescimento na utilização para compras, subindo de 45% para 49% em seis meses. Enquanto o Messenger é usado por 29% das pessoas.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *