Pesquisa indica que 58% da geração Z considera os podcasts mais confiáveis do que outras mídias

A pesquisa do Spotify revelou um aumento de 68% no consumo de podcasts pela Geração Z em relação ao ano anterior.

58% da geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, acredita que podcasts são mais confiáveis do que outras mídias, pois apresentam diferentes perspectivas. Esse dado foi divulgado no relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify, chamado “Culture Next”.

O estudo indica que a nova geração gosta de aprender com podcasts porque acredita que as fontes são mais confiáveis, já que representam vozes diversas compartilhando experiências pessoais. 68% concordam que é mais interessante aprender com as experiências de outras pessoas do que com especialistas.

Esse grupo vê o formato de áudio como um espaço de aprendizado, com 83% dos membros no país acreditando que os podcasts oferecem um novo espaço para debates. Além disso, 77% afirmam que os podcasts ensinam sobre assuntos que gostariam de ter aprendido na escola.

A pesquisa também revelou que no Brasil, a Gen Z gerou mais de 148 milhões de streams em podcasts no primeiro semestre do ano. A informação representa um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.

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Podcasts e Gen Z no Brasil

Com o aumento do consumo de podcasts no Brasil, a Geração Z está explorando uma variedade de categorias. Por exemplo, houve um aumento de 111% na categoria de crime e suspense, seguido por ciência (+84%), esportes (+67%) e música (+54).

O Spotify também divulgou que o tempo gasto ouvindo podcasts na categoria educação aumentou em 80% em relação ao ano anterior. Outras categorias em crescimento incluem religião/espiritualidade (+101%), saúde e fitness (+126%) e história (+70%).

Por fim, o estudo mostrou que a Gen Z tem um aumento de 28% na propensão para enxergar a música como um portal para outras culturas em comparação com 2021.

Além disso, 86% afirmaram ter consumido músicas ou podcasts para conhecer outras culturas e experiências diferentes. Já 72% afirmaram gostar de música em outros idiomas, o que representa um aumento de 64% em relação a 2021.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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