Uma pesquisa conduzida pelo Instituto QualiBest revelou que a Coca-Cola é a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil, com 70% das pessoas recordando suas ações em festas e shows. O estudo, realizado de 19 de fevereiro a 18 de março de 2024, entrevistou 3.120 internautas brasileiros com 16 anos ou mais através de um questionário online.
Logo atrás, Heineken e Brahma foram lembradas por 61% dos entrevistados cada, seguidas por Vivo (59%) e Itaú (58%), que completam o top 5 da lista. Também foram mencionados Claro (54%), iFood (50%), TIM (48%), Bradesco (47%) e Guaraná Antarctica (45%). Amstel, Budweiser e Samsung foram citadas por 43% dos participantes cada, enquanto McDonald’s (42%) e Santander (42%) também aparecem na pesquisa.
O estudo revelou, ainda, que 65% dos entrevistados notam as marcas que patrocinam eventos. Entre as ações de marketing mais lembradas estão os espaços interativos dedicados às marcas (23%) e camarotes exclusivos (20%). Além disso, ter o nome da marca nos palcos onde ocorrem os shows (12%) e a presença de atrações como roda gigante, montanha russa e tirolesa da marca (12%) chamam a atenção do público.
Outras estratégias que ajudam as marcas a serem lembradas incluem descontos nos ingressos (9%), propaganda conjunta na TV durante o evento (9%) e distribuição de brindes como leques, viseiras e eco bags (8%). A venda de comida dentro do evento (4%) e espaços com música (4%) também foram mencionados pelos entrevistados.
Eventos mais populares
Segundo o Instituto QualiBest, os esportes são considerados por 53% do público entrevistado os eventos mais relevantes para apoio de marca. Outras preferências incluem festas religiosas (10%), shows nacionais (9%) e festivais de música (7%).
Cinema, teatro, exposições artísticas e festas folclóricas foram mencionados por 5% dos entrevistados como preferência para marcas estarem presentes. Apenas 2% consideram shows internacionais mais relevantes, enquanto 1% prioriza a participação de marcas na Parada do Orgulho LGBT+.
Apesar de eventos esportivos serem os favoritos do público para ver ativações de marcas, não são esses os mais frequentados pelos entrevistados.
O estudo aponta que os eventos com maior presença são shows de músicas nacionais (35%), festas de São João (34%) e Carnaval (27%). Em seguida é que aparecem os eventos esportivos (24%) e festas religiosas (19%). Shows de música internacionais (17%), rodeios (14%), festivais de música (13%), festas folclóricas (11%) e eventos de esportes radicais (11%) também são mencionados como populares.
Eventos como festivais de música eletrônica (8%) e a Parada do Orgulho LGBT+ (5%) aparecem em menor frequência entre os mais frequentados. Além disso, 29% dos entrevistados afirmam não ter o costume de frequentar eventos.
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