A Gillette Venus anunciou uma nova influenciadora e embaixadora da marca: a “PPK da Claudia”. A personagem e criadora de conteúdo para redes sociais surgiu para falar sobre depilação íntima de forma engraçada e sem tabus na nova campanha da marca. Nas redes sociais, a influenciadora foi alvo de críticas e piadas.
A personagem estrelou a campanha “Eu me depilo pra isso”, em que compartilha dicas de beleza e cuidados. A campanha foi lançada no dia 21 de junho, para anunciar a linha específica para depilação íntima da Gillette Venus, com produtos para esfoliação e proteção da região.
No Instagram, o perfil da influenciadora conquistou 33 mil seguidores três dias após o lançamento da campanha. Além disso, todos os perfis que a PPK da Claudia segue são de mulheres chamadas Claudia.
Nas redes sociais, a PPK da Claudia gerou um debate entre o público e foi alvo de muitas piadas. Analisando uma amostragem de 347 posts do público sobre a campanha através do Buzzmonitor Trends, O Buzz identificou que o sentimento do público é majoritariamente negativo. Os termos usados para busca foram “PPK da Claudia” ou “Gillette Venus”, entre os dias 21 e 23 de junho.
Dentre o público que não gostou da campanha, muitos se mostraram insatisfeitos com o próprio conceito da personagem e outros com a aparência e a execução do projeto. Alguns perfis também comentaram como a campanha promove uma visão superficial da feminilidade, ignorando questões relacionadas ao empoderamento feminino.
Houve, ainda, críticas em relação à escolha do nome “PPK da Claudia” e ao fato de a influenciadora chamar seus seguidores de “Claudiax”, o que fez com que algumas pessoas com este nome se sentissem ofendidas.
A conta do Instagram da embaixadora PPK da Claudia foi excluída dias depois da repercussão negativa.
Campanha da PPK da Claudia recebeu críticas dos usuários no Twitter. (Imagem: Reprodução/Twitter)
Apesar das críticas, uma parte do público se divertiu com a influenciadora e a campanha foi elogiada por tratar de um assunto ainda considerado tabu por muitos com humor e leveza.
Alguns usuários elogiaram a iniciativa da Gillette Venus. (Imagem: Reprodução/Twitter)
O fato é que tanto entre os fãs da campanha quanto entre os haters, as brincadeiras e piadas com a PPK da Claudia foram o assunto principal. Posts engraçados que mencionaram a campanha conquistaram altos engajamentos no Twitter.
A agência responsável pelo desenvolvimento da campanha é a Grey Brasil, que já trabalhou com a Gillette Venus em outros momentos. Em conjunto, lançaram a campanha “Minha pele do meu jeito”, em 2020, com o objetivo de celebrar a diversidade feminina. Em 2021, a agência também foi responsável pela campanha “Evidências”, lançada pela Gillette para incentivar os homens a se expressarem.