Publi: 92% dos brasileiros seguem dicas de influenciadores digitais, diz IAB

Estudo traz luz às dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores.

Um estudo realizado pelo IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, revelou que 92% dos brasileiros com acesso a internet costumam seguir dicas e conselhos dos influenciadores digitais. Além disso, 65% deles consomem diariamente conteúdos produzidos por influencers.

Os dados são da pesquisa “#Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros”, realizada em parceria com a Offerwise. O documento traz luz às dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores, fornecendo informações para profissionais de marketing e anunciantes.

A pesquisa aponta que a Creators Economy (ou economia de criadores, em português) está transformando o panorama digital cada vez mais, à medida que os influencers conquistam mais seguidores e estes se identificam e depositam confiança nos conteúdos produzidos online. 

 

Branding e decisão de compra

Em relação ao poder de influência dos criadores de conteúdo, 58% dos entrevistados afirmaram que as publicações são interessantes para descobrir novos produtos. E 82% dos entrevistados afirmaram de fato ter comprado algum produto ou serviço indicado por um criador. 

Já entre os 18% do público que não compraram produtos com base nas recomendações de influenciadores, o principal motivo (42%) foi a preferência por conhecer o objeto presencialmente. Além disso, 37% responderam que ainda não tiveram a oportunidade de fazer a compra, 13% deles afirmaram não confiar nas recomendações, 12% ainda não compraram mas pretendem comprar e 6% responderam “por outros motivos”.

 

Melhores tipos de publis com influenciadores

Além das publicidades convencionais, os formatos que mais geram impacto na decisão de compra são: depoimentos de clientes satisfeitos com os produtos (39%), avaliações ou resenhas feitas pelo influenciador (37%) e descontos e sorteios para produtos (37%). 

O estudo revelou, ainda, que os formatos mais atraentes para publicidades com influenciadores digitais é vídeo curto, como TikTok, reels e shorts. 

A pesquisa também investigou a reação do público a se deparar com um criador fazendo publicidades e 44% das pessoas responderam que gostam e isso não atrapalha a experiência; 38% gostam de vez enquanto, alegando que às vezes atrapalha a experiência. Apenas 5% disse que não gostam desse tipo de anúncio e 13% gostam pouco, porque atrapalha razoavelmente.

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