Publicidade digital no Brasil movimenta R$16,4 bi no primeiro semestre, segundo pesquisa

Estudo do IAB Brasil em parceria com Kantar IBOPE Media, durante o período, pequenos e médios anunciantes aumentaram os investimentos em 13%.

Durante o primeiro semestre de 2023, o setor de publicidade digital no Brasil apresentou um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 16,4 bilhões em investimentos na área.

Esses dados são da pesquisa Digital AdSpend, conduzida pelo IAB Brasil em colaboração com o Kantar IBOPE Media. Segundo os resultados do estudo, os pequenos e médios anunciantes aumentaram seus investimentos em 13%, desempenhando um papel fundamental no impulso dos resultados nacionais.

Assim, eles representaram 75% do mercado em geral. Por outro lado, os cinquenta principais anunciantes elevaram seus investimentos em publicidade digital em 8%, correspondendo a 25% do mercado.

Além disso, o relatório indicou que, nos primeiros seis meses de ano, a compra de anúncios através de agências de publicidade representou 67% do total, registrando um aumento de 15% nesse tipo de aquisição. Já os anunciantes que investiram diretamente atingiram uma parcela de 33%, o que representou um crescimento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Receba semanalmente as últimas notícias e estudos relevantes
para o mundo do marketing e da publicidade!
Inscreva-se na newsletter do O Buzz!

Investimento por Dispositivos e Canais

Em relação aos investimentos em dispositivos, dispositivos móveis absorveram 76% dos recursos destinados à publicidade digital, enquanto desktop ficou com os 24% restantes. Já nos canais de distribuição, as plataformas de redes sociais dominaram a fatia mais significativa, com 55% dos investimentos, seguidas de search (30%) e publishers e verticais (15%).

Quanto aos canais, as plataformas de redes sociais absorveram 55% dos investimentos, seguidas por search (30%) e publishers e verticais (15%).

No que diz respeito aos formatos, a pesquisa demonstrou que 37% dos recursos foram direcionados para vídeos. Acompanhado por 33% destinados a formatos de display, como banners, anúncios, posts e gifs, e 30% direcionados para anúncios em mecanismos de busca.

Publicidade Digital em Setores

60% do investimento total em publicidade digital, ficou concentrado nos cinco principais setores. O que se destacaram neste cenário foram o comércio (27%), serviços (13%), mídia e conteúdo (8%), eletrônicos e informática (6%), assim como o setor financeiro securitário (6%).

Os 40% restantes do montante investido englobam 22 outros setores, que abrangem áreas como higiene pessoal e beleza, educação, esporte e turismo, alimentos e automotivo. Também incluídos nesse grupo estão setores como bebidas, vestuário e acessórios, farmacêutico e telecomunicações.

  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *