O MIT Technology Review Brasil, plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), divulgou um ranking com as 20 empresas mais inovadoras do Brasil em 2024. Generali, iFood e Vibra se destacaram na lista pelo terceiro ano seguido.
Neste ano, foram avaliadas mais de 2.000 empresas, considerando quatro critérios principais: gestão, marketing, processos e produtos. Entre as selecionadas, o setor de tecnologia teve maior destaque, com seis empresas na lista, seguido pelos segmentos de seguros, finanças e eletricidade.
“Podemos observar que existem padrões nas empresas que realmente incorporam o processo de inovação, ganhando destaque no cenário brasileiro. São empresas que constantemente repensam e reinventam seus próprios negócios”, pontuou André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil.
Metodologia do ranking
As empresas foram avaliadas com base em seu setor, porte e faixas de faturamento estipuladas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante o processo de seleção, também foram realizadas entrevistas com os executivos das companhias.
As organizações foram classificadas de 1 a 5 em várias categorias. Em “data decisioning”, a média foi de 4,08, um aumento de 0,06 em relação a 2023. No critério “diversidade”, a pontuação geral subiu para 4,3 (+0,07), enquanto “gestão e cultura” alcançou 4,49 (+0,08).
“Open Innovation”, “processos”, “produtos e serviços” obtiveram médias de 4,18 (+0,03), 3,99 (+0,10) e 4,39 (+0,10), respectivamente. Por outro lado, “marketing e vendas” foi a única categoria que registrou uma queda na média geral, com 4,26, diminuição de 0,01 a se comparada ao ano anterior.
As companhias não são classificadas por uma ordem especifica, sendo listadas em ordem alfabética.
Confira as 20 empresas mais inovadoras do Brasil em 2024
- Alelo
- Ambev
- Boston Scientific
- Bradesco Seguros
- Brasilprev
- Grupo Boticário
- Generali
- Gerdau
- iFood
- Itaipu Binacional
- Mobiup
- NTT Data
- Oxygea Ventures
- Petrobras
- SAS
- Teleperformance
- TIM
- Vibra Energia
- VLI
- Vivo
Leia também:
82% das pessoas não confiam em conteúdos das redes sociais após avanço da IA, revela pesquisa
Americanas vai integrar Submarino e Shoptime à sua operação e encerrar as marcas