Ranking elege as 100 marcas mais valiosas do mundo; confira a lista

O “Best Global Brands 2023” elegeu a Apple como a marca mais valiosa do globo, avaliada em US$ 502,6 bilhões.

A Interbrand divulgou o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2023. A Apple conquistou novamente o topo da lista, sendo avaliada em US$ 502,6 bilhões e com um crescimento de 4% em comparação com o ano anterior, quando foi avaliada em US$ 482,2 bilhões.

As cinco primeiras posições da lista do “Best Global Brands 2023” foram conquistadas por empresas de tecnologia: Apple, Microsoft, Amazon, Google e Samsung. Todas mantiveram as mesmas posições que ocupavam em 2022.

Dentre essas marcas, a Microsoft registrou o maior crescimento (14%), elevando o valor da marca de US$ 276,2 bilhões em 2022 para US$ 316,6 bilhões em 2023. Já a Amazon, embora com o menor crescimento entre os líderes (1%), ocupa o terceiro lugar, crescendo de US$ 274,8 bilhões em 2022 para US$ 276,9 bilhões em 2023.

O Google, que em 2022 foi avaliado em US$ 251,7 bilhões, apresentou um aumento de 3% em 2023, atingindo o valor de US$ 260,2 bilhões. Já a Samsung apresentou um crescimento de 4%, alcançando um valor de US$ 91,4 bilhões. No ano anterior, a empresa foi avaliada em US$ 87,6 bilhões.

O top 10 é completado por Toyota, que agora é avaliada pela Interbrand em US$ 64,5 bilhões, Mercedes-Benz (US$ 61,4 bilhões), Coca-Cola (US$58 bilhões), Nike (US$53,7 bilhões) e BMW (US$51,1 bilhões).

Desaceleração no crescimento das marcas

O estudo apontou também que, de modo geral, as 100 melhores marcas do mundo apresentaram uma desaceleração no crescimento do valor de marca em comparação com o ranking de 2022. Enquanto no ano anterior experimentaram um crescimento de 16% em relação a 2021, neste ano a taxa de crescimento diminuiu para 5,7%.

A Interbrand sugere que essa desaceleração pode ser atribuída à falta de uma mentalidade de crescimento e previsões pessimistas de mercado, indicando que este cenário pode se tornar uma tendência de longo prazo.

Destacando-se entre as 100 marcas mais valiosas da Interbrand, a Airbnb apresenta o maior crescimento de valor de um ano para outro. Na 46ª posição deste ano, a marca foi avaliada em US$ 16,3 bilhões, representando um crescimento de 22% em comparação com o ranking de 2022. No ano anterior, a empresa estreou no ranking ocupando a 54ª posição e era avaliada em US$ 13,4 bilhões.

Confira a lista completa das 100 marcas mais valiosas

  1. Apple (US$ 502,6 bilhões)
  2. Microsoft (US$ 316,6 bilhões)
  3. Amazon (US$ 276,9 bilhões)
  4. Google (US$ 251,7 bilhões)
  5. Samsung (US$ 91,4 bilhões)
  6. Toyota (US$ 64,5 bilhões)
  7. Mercedes-Benz (US$ 61,4 bilhões)
  8. Coca-Cola (US$ 58 bilhões)
  9. Nike (US$ 53,7 bilhões)
  10. BMW (US$ 51,1 bilhões).
  11. McDonald’s (US$ 50,9 bilhões). 
  12. Tesla (US$ 49,9 bilhões),
  13. Disney (US$ 48,2 bilhões)
  14. Louis Vuitton (US$ 46,5 bilhões)
  15. Cisco (US$ 43,3 bilhões)
  16. Instagram (US$ 39,3 bilhões)
  17. Adobe (US$ 34,9 bilhões)
  18. IBM (US$ 34,9 bilhões)
  19. Oracle (US$ 34,6 bilhões)
  20. SAP (US$ 33 bilhões)
  21. Facebook (US$ 31,6 bilhões)
  22. Chanel (US$ 31 bilhões)
  23. Hermês (US$ 30,1 bilhões)
  24. Intel (US$ 28,2 bilhões)
  25. YouTube (US$ 26 bilhões)
  26. J.P.Morgan (US$ 25,8 bilhões)
  27. Honda (US$ 24,4 bilhões)
  28. American Express (US$ 24 bilhões)
  29. Ikea (US$ 22,9 bilhões)
  30. Accenture (US$ 21,3 bilhões)
  31. Allianz (US$ 20,8 bilhões)
  32. Hyundai (US$ 20,4 bilhões)
  33. Ups (US$ 20,3 bilhões)
  34. Gucci (US$ 19,9 bilhões)
  35. Pepsi (US$ 19,7 bilhões)
  36. Sony (US$ 19 bilhões)
  37. Visa (US$ 18,6 bilhões)
  38. Salesforce (US$ 18, 3 bilhões)
  39. Netflix (US$ 17,9 bilhões)
  40. PayPal  (US$ 17,7 bilhões)
  41. Mastercard (US$ 17,1 bilhões)
  42. Adidas (US$ 16,5 bilhões)
  43. Zara (US$ 16,5 bilhões)
  44. Axa (US$ 16,4 bilhões)
  45. Audi (US$ 16,3 bilhões)
  46. Airbnb (US$ 16,3 bilhões)
  47. Porsche (US$ 16,2 bilhões)
  48. Starbucks (US$ 15,4 bilhões)
  49. GE (US$ 15,3 bilhões)
  50. Volkswagen (US$ 15,1 bilhões)
  51. Ford (US$ 14,8 bilhões)
  52. Nescafé (US$ 14,8 bilhões)
  53. Siemens (US$ 14,5 bilhões)
  54. Goldman Sachs (US$ 14,2 bilhões)
  55. Pampers (US$ 13,7 bilhões)
  56. H&M (US$ 13,6 bilhões)
  57. L’Oréal Paris (US$ 13,6 bilhões)
  58. Citi (US$ 13,6 bilhões)
  59. Lego (US$ 13 bilhões)
  60. Red Bull (US$ 12,9 bilhões)
  61. Budweiser (US$ 12,9 bilhões)
  62. eBay (US$ 12,7 bilhões)
  63. Nissan (US$ 12,6 bilhões)
  64. HP (US$ 11,8 bilhões)
  65. HSBC (US$ 11,7 bilhões)
  66. Morgan Stanley (US$ 11,3 bilhões)
  67. Nestlé (US$ 11,3 bilhões)
  68. Philips (US$ 11,2 bilhões)
  69. Spotify (US$ 11,1 bilhões)
  70. Ferrari (US$ 10,8 bilhões)
  71. Nintendo (US$ 10,4 bilhões)
  72. Gillette (US$ 10,4 bilhões)
  73. Colgate (US$ 10,4 bilhões)
  74. Cartier (US$ 9,8 bilhões)
  75. 3M (US$ 9,7 bilhões)
  76. Dior (US$ 9,6 bilhões)
  77. Santander (US$ 9,6 bilhões)
  78. Danone (US$ 9,1 bilhões)
  79. Kellogg’s (US$ 8,8 bilhões)
  80. LinkedIn (US$ 8,5 bilhões)
  81. Corona (US$ 8 bilhões)
  82. FedEx (US$ 8 bilhões)
  83. Caterpillar (US$ 8 bilhões)
  84. DHL (US$ 8,7 bilhões)
  85. Jack Daniel’s (US$ 7,5 bilhões)
  86. Prada (US$ 7,3 bilhões)
  87. Xiaomi (US$ 7,2 bilhões)
  88. Kia (US$ 7 bilhões)
  89. Tiffany & Co. (US$ 7 bilhões)
  90. Panasonic (US$ 6,6 bilhões)
  91. Hewlett e Packard Enterprise (US$ 6,6 bilhões)
  92. Huawei (US$ 6,5 bilhões)
  93. Hennessy (US$ 6,4 bilhões)
  94. Burberry (US$ 6,4 bilhões)
  95. KFC (US$ 6,3 bilhões)
  96. Johnson & Johnson (US$ 6,3 bilhões)
  97. Sephora (US$ 6,3 bilhões)
  98. Nespresso (US$ 6,1 bilhões)
  99. Heineken (US$ 6 bilhões)
  100. Canon (US$ 6 bilhões)
  • Mayrla Stayce

    Repórter estagiária em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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